Já estou de volta!
Não me agüentei e fui testar meu primeiro sabonete hoje =] Ficou quase bom… rs Mas aqui estou para compartilhar o que deu certo e o que deu errado!
Primeiramente, vamos à preparação para a arte XD

Materiais utilizados: álcool gel, balança, toalhinas, batedor de claras, lauril líquido, glitter dourado,
corante amarelo canário, essência de jasmim, espátulas de plástico, faca (só se vê o pegador), proveta, tábua de plástico, glicerina branca, leiteira esmaltada e forninho elétrico. A luva, o descansador e o béquer na verdade não foram usados (a temperatura em que a glicerina derrete não é tão alta, dá para pegar com a mão).
Então vamos à farra: como eu queria só testar o processo, peguei pouca glicerina. Eis o procedimento que eu fiz:
TESTE DE SABONETE #1
Obs: limpei tudo (inclusive minhas mãos) com álcool.
1. Pesei 150 g de glicerina e cortei em cubinhos;
2. Derreti os cubos dentro da leiteira, no forno elétrico, agitando com a espátula de plástico (demorou uns 2 minutos);
3. Tampei a leiteira com um pano, para não formar nata;
4. Adicionei 12 mL de essência de jarmim e 11 mL de lauril (medidos na proveta) e misturei com a espátula;
5. Fui pingando corante amarelo até ficar satisfeita com a cor (devem ter ido umas 10 gotas);
6. Agitei bem com o batedor de claras, até a mistura esfriar um pouco e ficar um pouco mais grossa;
7. Despejei o líquido em uma travessinha de vidro (vide foto dela abaixo) e tampei com um pano;
8. Deixei descansar uns 10 minutos para subir um pouco as bolhas e levei ao freezer por 15 minutos;
9. Usei cortadores (daqueles de fazer biscoito) para destacar as figuras do sabonete, já duro;
10. Usei uma espátula para raspar a parte mole do sabonete (a parte de cima fica mais mole por causa das bolhas, a de baixo fica bem maciça) e um pano úmido para dar o acabamento final.
11. Fiz um teste com o glitter: passei um pano úmido na superfície do sabonete e joguei um pouco de glitter sobre ele. Ficou fixo, e quando eu lavei a mão, o glitter saiu, mas sem ficar grudado em mim. =]
Problemas e dicas:
– Usei essência demais para o meu gosto. Utilizei a proporção média que o Peter Paiva usa, de 80 mL para 1 kg de glicerina. Eu particularmente não gosto de sabonete muito “fedido”, e a casa toda ficou cheirando a jasmim! rs Ainda por cima, a essência é a parte mais cara do sabonete (custa uns R$6/ 100 mL, ou seja, R$60/ L!), então estou pensando em cortar a proporção pela metade.
– Foi dificílimo tirar as formas do bloco de sabonete que estava dentro da travessa! Depois percebi que era mais fácil pegar uma espátula (ou uma faquinha) e cutucar um dos cantos da travessa até arrancar o bloco por inteiro. Aí, é só ir colocando as fôrminhas a partir das bordas, porque dá para ir arrancando os pedaços extras sem estragar o resto do sabonete. O que sobrou, eu guardei para derreter e usar uma próxima vez.
– Utilizar travessas com os cantos bem “quadrados” é bom para não perder glicerina em pedaços arredondados, que deixam o sabonete torto.
– Tenha uma esponja reservada para limpar seus apetrechos, para não deixar a esponja de casa cheirando a sabonete (um só tudo bem, mas imagine fazer vários com cheiros diferentes?).
– Vale a pena gastar um pouco mais e comprar uma proveta de vidro (provavelmente um béquer também), porque ela fica cheirando um pouco à essência.
O resultado foi esse que vocês vêm na primeira foto!
Eu não tinha a menor noção de quanto um sabonetinho pesa, então pesei esses para saber. A estrela cadente pesa 16 g, o sino e a estrela média pesam 14 g e as estrelas pequenas pesam 6 g cada uma. :)
É isso por enquanto! Da próxima vez, quero testar o sabonete em esfera =]
Até lá!
Pingback: Esfera Natalina – Segunda Tentativa! | Acetilcolina