Sabonetes artesanais: comprando matéria-prima

Esse sábado fui com minha amiga Tais à caça de matérias-primas para fazer os sabonetes. Para quem não quer ter trabalho, a loja do Peter Paiva vende tudo o que você precisa, incluindo vários tipo de glicerina, essências, corantes, fôrminhas e até fogõezinhos elétricos. As coisas não são caras, mas dá para encontrar um pouco mais barato.

Uma das lojas na Rua Silveira Martins

Uma das lojas na Rua Silveira Martins

Então, para quem tem mais tempo e paciência, próximo à estação da Sé tem várias lojas que também vendem tudo quanto é tipo de matéria-prima! A diferença de preços de um produto só é pequena em relação à loja do Peter, mas, se você for comprar muitas coisas ou grandes quantidades, eu recomendo passar na Sé. Afinal, de grão em grão a galinha enche o papo, né? rs
O perigo de se comprar material para sabonetes é que o custo unitário de cada produto é baixo: a maioria fica em torno de R$5. Ou seja, é muito fácil se empolgar e ir pegando um monte de coisas, e no fim gastar um dinheirão XD Eu recomendo que façam como eu fiz: antes de ir, escrevam uma lista com as coisas que realmente precisam, e quanto aproximadamente sairá. Eu fiz a minha baseando os preços nos da loja do Peter, já que tem as informações online. Aí, dá pra ter uma previsão de gastos e já cortar de antemão o que puder caso você queira gastar menos.
Com minha listinha em mãos, fui na Rua Silveira Martins, pertinho da estação de metrô Sé. Lá tem um monte de lojas que vendem os materiais necessários! Aproveitei e fui comparando os preços com os da loja do Peter (que eu tinha em minha super-listinha rs) e praticamente tudo era um pouco mais barato. A excessão foram os glitters, que eram mais em conta na loja do Peter. Algumas coisas mais sofisticadas, como pó de mica (pigmento perolado) você só encontra na loja dele. Mas a grande maioria das mercadorias dá para comprar na Sé, e quando você soma o preço de tudo, dá pra economizar uma boa grana! Para mim o total saiu R$50 mais barato do que se eu tivesse comprado tudo na loja do Peter Paiva.
Uma dica importante: leve um carrinho! Comprar quilos de glicerina e litros de outros produtos pesa! rs
Depois de dar uma passeada nas lojas da Sé, fomos de metrô até a loja do Peter Paiva, que fica na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 314, perto do metrô Conceição. A loja é uma graça! Dá pra ter várias ideias lá! E, como eu falei, lá vende de tudo, então é bom passar na Sé primeiro, e o que você não tiver encontrado, você compra lá. As fôrminhas de silicone da loja do Peter são melhores do que as encontradas na Sé: a Tais não recomenda o uso das de silicone branco com muitos detalhes, pois elas são pouco flexíveis e é difícil de tirar o sabonete de dentro, então é melhor investir um pouco mais se você quiser fôrmas elaboradas. O Peter também vende um kit que ensina como fazer suas próprias fôrmas :)
Armazém Peter Paiva

Armazém Peter Paiva

O maior problema da loja do Peter é que só tem dois caixas, e nessa época do ano pelo menos fica lotado. Demoramos uma meia hora para pagar! Além disso, tem poucos lugares para estacionar, então eu recomendo ir de metrô mesmo (ainda mais se tiver vindo da Sé!).
Abaixo vai a listinha do que eu comprei, e o local =]
Base glicerinada branca e incolor – Sé
Base para sabonete líquido – Sé
Essência de nozes – Sé
Essência de jarmim – Sé
Essência de maçã verde – Sé
Corante amarelo – Sé
Corante laranja – Peter Paiva
Corante vermelho – Sé
Corante azul – Sé
Pigmento (mica) vermelho perolado – Peter Paiva
Extrato de mel – Peter Paiva
Lauril líquido – Sé
Anfótero – Sé
Fôrma de alumínio de esfera – Peter Paiva
Fôrma de silicone de boneco de neve – Peter Paiva
Cortador de desenhos natalinos (fôrminhas de bolacha) – Peter Paiva
Béquer de 1 L – Sé
Proveta de 50 mL – Sé
Espátula de silicone – Sé
Glitter branco, vermelho, verde e laranja – Peter Paiva
Leiteira esmaltada – Sé
Fogãozinho elétrico – Peter Paiva
Frascos de vidro com válvula pump – Sé
Caixinhas de madeira – Sé
Saco com palha – Sé
Batedor de claras – Peter Paiva
Espero que essa semana eu consiga começar minhas experiências! ^^ Aí coloco as receitas aqui para vocês.
Até a próxima!

10 ideias sobre “Sabonetes artesanais: comprando matéria-prima

  1. Pingback: Esfera Natalina – Segunda Tentativa! | Acetilcolina

  2. Ruane

    Oi, Nicole, tudo bem? Moro no PR e quero começar com sabonetes artesanais, mas aqui já comprei uma base glicerinada que fez muita nata. Será que tem muita diferença de uma marca para a outra? O que você acha? Vi que comprou as bases em outra loja, queria saber se gosta delas ou prefere a do Peter Paiva. Obrigada pela ajuda ;) Sucesso

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta
    1. Nicole Autor do post

      Oi Ruane, tudo bom? Eu nunca tentei outra base além dessa que comprei, então não sei dizer se tem muita diferença, nem se a do Peter Paiva é melhor. Uma amiga minha acha que eu nunca consegui deixar a glicerina transparente pras esferas natalinas (veja os outros posts) por causa da minha glicerina, então talvez haja diferença sim! Se você tiver como, tente experimentar outra (talvez dê pra comprar pouquinho?) pra ver se melhora. A minha nunca fez nata, então pode ser um problema da marca que você está usando. Se eu puder ajudar, me avise! Bjs!

      Curtir

      Resposta
    1. Nicole Autor do post

      Olá Omarina, tudo bom? Eu não vendo materiais, mas se você estiver em São Paulo, pode ir na rua Silveira Martins, próxima à catedral da Sé. Lá tem várias lojas que vendem com preço mais barato! ;)

      Curtir

      Resposta

Deixe um comentário!