Esfera Natalina

Cá estou de volta!
Hoje tentei uma nova receita: uma esfera natalina! Não ficou perfeita, mas acho que até ficou bonita, né? ^^ Essa deu bastante trabalho para fazer >,< Façam quando estiverem com tempo. Como vocês lerão aqui, vou tentá-la novamente mudando algumas coisas para ver se ela dá certo (essa foto aí em cima é do lado mais bonitinho hahaha).

Eis como eu a fiz:
ESFERA NATALINA #1
Parte 1: Estrelas vermelhas
1. Pesei 50 g de glicerina branca e a derreti na leiteira esmaltada, com o auxílio do fogãozinho elétrico (para ver os materiais, cheque essa postagem).
2. Adicionei aproximadamente 2 mL de essência de maçã verde e 4 mL de lauril. Como comentei antes, decidi reduzir a essência para a metade do que o Peter Paiva geralmente usa. Ficou bem melhor! Dessa vez não deixei a casa toda cheirando a essência hahaha!
3. Coloquei corante vermelho até ficar satisfeita com a cor. Foi muito corante Oo. Tive que colocar uns 40 mL para deixar de ficar rosa! Não sei se é o corante que eu comprei que é ruim (marca Saramanil) ou se é assim mesmo…
4. Agitei bem com um batedor de claras e coloquei em uma pequena travessa de vidro. Deixei descansar por uns 10 minutos e coloquei por 15 minutos no congelador.
5. Retirei o bloco todo de sabonete cutucando os cantos com uma espátula de plástico. Com um cortador daqueles de fazer biscoito, fiz 10 estrelas pequenas.
6. Dei o acabamento final com uma espátula e um pano úmido, colocando glitter dourado por cima.
Parte 2: Estrelas verdes
Procedi como com as vermelhas, apenas usando amarelo e azul para chegar no tom de verde desejado.
Parte 3: Fazendo a esfera
1. Coloquei as estrelas nas bordas da metade inferior da fôrma de esfera (a minha é P) primeiro (a que não tem furo), colocando sempre o lado mais bonito das estrelas para baixo.
2. Enchi o centro da metade inferior com estrelas.
3. Coloquei as estrelas na borda da metade superior e fechei as duas metades com cuidado.
4. Passei Durex na junta entre as esferas.
5. Derreti 70 g de glicerina incolor e adicionei o que tinha sobrado de essência e lauril na proveta (tinha uns 3 mL no total). Procurei sempre mexer devagar para evitar formar muitas bolhas.
6. Esperei uns 10 minutos até a glicerina estar morna para despejá-la na fôrma esférica (se estiver muito quente, derrete o que está dentro!).
7. Deixei a fôrma uns 30 minutos no freezer para garantir que estivesse dura, retirei a forminha e usei um pano úmido para dar acabamento.
Problemas e dicas:
– Fazer uma quantidade pequena é difícil, porque a glicerina esfria e endurece rápido. Tive que reesquentar várias vezes enquanto lutava com o corante vermelho rs. É mais fácil se programar para fazer uma quantidade maior de sabonete, nem que seja para sobrar e derreter para usar uma outra vez.
– Para misturar amarelo e azul e chegar a verde, adicione primeiro o amarelo, que precisa de uma quantidade maior. Pingue uma gota por vez de azul, pois a mudança é grande. Quanto mais azul, mais escuro o verde.
– O problema de ter usado muito corante vermelho foi que o sabonete ficou meio mole, já que o volume aumentou muito =/ Acho que ou eu devo tentar um corante de outra marca, ou talvez eu misture glicerina branca com incolor se eu quiser fazer vermelho… Vou tentar algo novo na próxima vez.
– Não pressione as estrelas demais conta a fôrma, se não a glicerina incolor não consegue penetrar e a estrela fica exposta, sem ser recoberta por glicerina.
– DUREX NÃO FUNCIONA! Achei que passar fita adesiva na junta entre as metades da esfera fosse só para elas ficarem no lugar, mas a verdade é que vaza glicerina se ela não estiver bem vedada >,< Como eu não tinha outra fita, deixei vazar mesmo, até estabilizar, o que obviamente resultou num buraco na esfera =( Então, eu dei uma de remendona: derreti mais glicerina incolor e despejei cuidadosamente no buraco. Além disso, usei uma espátula para ir remendando os locais onde as estrelas tinham ficado expostas, depois deixei no freezer e fiz o acabamento com pano úmido.
– A glicerina incolor fez nata quando eu a deixei esfriando, mesmo tendo cobrido a leiteira com um pano (inclusive o bico). Foi ruim porque eu tive que tirar a nata com uma espátula, desperdiçando glicerina. Alguém tem uma ideia do que fazer?
Os remendos ficaram bem tosquinhos rs. Amanhã acho que tentarei de novo, vamos ver se dá certo! ò.ó
Esfera2
Até logo!
Anúncios

Uma ideia sobre “Esfera Natalina

  1. Pingback: Esfera Natalina – Segunda Tentativa! | Acetilcolina

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s