Adivinhem o quê? Sabonetes!

Oi gente!
Essa terça foi mais um dia de saga dos sabonetes. Não postei antes porque não tive tempo (T_T), então venho postar agora (quando eu acabei de analisar 952438752375 gráficos e meu cérebro virou paçoca – e eu nem gosto de paçoca!).
Me meti a fazer um monte de sabonetes de uma vez só (“um monte” para mim, nada chega aos pés da Tais!) e quase morri XD Fazer isso no meio da semana não foi nada inteligente, pois eu estava cansada e, por mais que fazer sabonetes me divirta, também é cansativo. Conclusão: no final já estava com um baita mau-humor e deixei para finalizar os sabonetes no dia seguinte rs. Então fica a dica: não seja louco (a) como eu, não exagere!

Eis o que fiz aí em cima!
Enfim, tentei (de novo!) fazer a esfera de Natal. Dessa vez, segui o procedimento que fiz da última vez, mas despejei o sabonete para as estrelinhas numa fôrma maior, para as estrelas ficarem mais baixinhas e caberem mais na esfera. Ficou melhor! Fiz estrelas laranjas com glitter dentro, mas estou pensando em passar glitter por fora também, para dar para ver melhor. Deram 29 estrelas, e eu usei 21. Ao invés de colocar primeiro uma estrela no fundo (o que fazia com que ela não ficasse coberta por glicerina), coloquei primeiro o círculo de estrelas na borda e uma estrela por cima.

Antes de colocar a glicerina incolor, dei uma chacoalhada para desgrudar as estrelas das bordas e deixar entrar glicerina.

Tomei BASTANTE cuidado com a temperatura da glicerina incolor, para ver se ela não estava muito quente e não ficaria fosca no final. Coloquei-a quase endurecendo já dentro da esferra, eeeeeeee… não deu certo. Cheguei à conclusão de que possivelmente é mentira o que o Peter Paiva diz, que simplesmente cuidando da temperatura a esfera fica incolor. Colocar a glicerina quase endurecendo é ruim porque ela empelota, fica com uma aparência estranha e não penetra (ui!) direito entre as estrelas e a fôrma. O resultado foi que a parte de baixo ficou com buracos, como minha primeira tentativa =(. Então cortei a metade feia fora. Consegui arrancar algumas estrelas da metade feia e fiz mais meia esfera, mas não ficou bom tentar juntá-la com a metade anterior, porque a esfera não fica bem redonda… Então deixei só uma metade mesmo.
Adivinhem2
Além disso, a esfera ficou fosca de novo, mesmo colocando a glicerina incolor quase fria. Então, botei meu cérebro químico para funcionar (o mesmo que agora está no estado físico de paçoca), e cheguei à conclusão de que o problema deve ser a temperatura… de endurecimento do sabonete. Imagino que, colocando ele no freezer, a glicerina endureça muito rápido, as moléculas não se alinhem direito e ela fique fosca. Simplificando: acho que a solução é deixá-la esfriar naturalmente, mesmo que leve horas. E o que eu farei, obviamente? Vou tentar de novo! Uma taurina nunca desiste até que algo saia perfeito huahuahuahua!
Além da esfera meio falha, testei a forminha de silicone em formato de cabeça de boneco de neve que eu comprei no Armazém Peter Paiva: achei que o sabonete ficou muito fofo! Simplesmente despejei a glicerina branca, sem corante (com a mesma proporção que tenho usado de 4 mL de essência e 7 mL de lauril para 100 g de glicerina) na fôrminha. Deixei passar um pouco para as bolhas ficarem para fora, e deixei a fôrma quieta por 20 minutos antes de levar para o freezer, para o sabonete já estar um pouco duro e não ficar torto. Depois, removi a parte com bolhas raspando de leve com uma espátula e finalizando com um pano úmido. O sabonete pesa 60 g. Aqui vai uma fotinho da diferença da parte de trás de um sabonete assim que eu o tiro da fôrma e depois de eu tê-lo finalizado:
Adivinhem3
Os sabonetes vermelhos da foto eu fiz derretendo o que tinha sobrado das estrelas da esfera de natal anterior que eu fiz. Tentei colocar um pouco de corante vermelho para deixar a cor mais avermelhada (o pó de mica que eu usei fica meio marrom, né?), mas não fez efeito nenhum. Não quis colocar muito para o sabonete não ficar mole, como aconteceu com a primeira esfera que eu fiz.
Por enquanto é isso! Sábado vou de novo no Armazém com a Tais, aí eu posto o que eu comprar de divertido =3
Até a próxima!
Anúncios

15 ideias sobre “Adivinhem o quê? Sabonetes!

  1. Ta ;)

    Ni, eu sei que não é o problema do freezer que faz a glicerina transparente ficar fosca, porque eu fiz vários sabonetes com coisinhas dentro bastante ano passado e eles sempre ficaram transparentes, mesmo eu deixando no freezer pra endurecer… Tenta esquentar menos a glicerina, talvez. Não sei como que você derrete, mas eu ponho no fogo e tiro, o tempo todo, sempre mexendo, pra não esquentar demais. As vezes a essência também tem um pouco de cor e pode ser isso (a de laranja por exemplo, deixa tudo numa cor de laranja bem clarinho) que tem tornado a base fosca. Ou simplesmente pode ser a base que não está clara suficiente :( como acontece com as minhas agora, dai faz o teste com a espátula: quando estiver derretendo a glicerina ela deve estar transparente tambem, dando para ver quase que perfeitamente a espátula no fundo dela. Triste isso né? Qualquer coisa a gente compra uma base nova na loja do Peter pra testar. Pelo menos é o que eu vou fazer!
    E eu só sou um pouco descontrolada :D

    Curtir

    Resposta
  2. Nicole

    Entendi! Que chato! Quando eu derreto, a glicerina fica transparente, sim, mas acho que nunca reparei depois de ter colocado a essência… Vou prestar atenção. Tenho esquentado sobre o fogão elétrico, mas sem ficar tirando e pondo. Talvez esteja ficando muito quente então. Eita coisinha difícil, heim! XD

    Curtir

    Resposta
  3. Anônimo

    Eu acredito que foi a base… pois usei a do peter e ficou otima… bem transparente… comprei outra marca e a transparencia nao foi a mesma…se for transparente so compro peter paiva… vc q tem feito as tuas??

    Curtir

    Resposta
  4. Raquel Ayroso

    oi meninas! gostaria de saber se posso refazer o sabonete. Eu errei a receita e ficou oleoso. como foi quase um quilo não queria jogar fora. será que posso derreter ele novamente e acrescentar mais produtos?

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta
      1. Raquel Ayroso

        Oi Nicole, bom refiz ele como comentei, mas assim, ele rende bem menos do que antes, e fica um pouquinho oleoso, mas deu pra reaproveitar…rsss Bjoosss

        Curtido por 1 pessoa

      2. Nicole Autor do post

        Bom saber! Tem que ir testando mesmo. Será que você colocou muita essência e por isso ficou oleoso? Ainda bem que deu pra reaproveitar pelo menos. Beijos!

        Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s