Pare de gastar dinheiro com manicure!

(Bem-vindo! Novo por aqui? Clique em “Sobre o blog” aí em cima e divirta-se! ^^)

Oi gente!
Dei uma abandonada aqui de novo rs. Vou tentar postar com mais freqüencia! Aqui vai outro post enorme para a nossa alegria.
Hoje o assunto de novo é Nail Art, mas dessa vez eu quero dar uma passada no básico também, e não só mostrar como eu fiz as minhas unhas dessa semana. Adoro chegar em casa de sexta, colocar uma música divertida (a que estou ouvindo agora é “Bitch”, da Meredith Brooks) e fazer as unhas = b.

Sinceramente, depois que comecei a me dedicar a fazer minhas próprias unhas, quase nunca vou à manicure. Acho que nos últimos 7 anos só fui uma vez, no dia da minha formatura da faculdade! Imaginem quanto dinheiro eu já economizei XD Bora economizar você também!
O grande truque de fazer as unhas DIREITO é preparar a “tela” para a pintura. Imagino que tenha gente aqui que já sabe essa parte, então dividirei o post em dois. Quem já manja (ou tá sem saco de ler tanto), pode pular para a parte seguinte =] Para quem quer aprender o be-a-bá, prepare-se para
AJEITAR O TERRENO
O que aconteceria se um pintor fizesse um quadro sobre uma tela toda estragada? Arte Moderna, claro, mas sinceramente não é minha favorita. Acredite, a grande diferença que você vê quando você pinta as suas unhas e quando a manicure o faz é que ela perde a maior parte do tempo arrumando a “tela”, enquanto você, sem paciência, só taca o esmalte por cima e boas, não é mesmo? XD Se suas unhas naturais estiverem zuadas, suas unhas pintadas também ficarão! E como ter unhas naturais bonitas? Dá trabalho, mas não é complicado!
1. Coma direito
“Pô, isso não é algo que eu vou fazer só antes de fazer as unhas!” – claro que não é. Mas quanto melhor você comer (e por “melhor” digo uma dieta balanceada), mais saudáveis serão suas unhas e menos trabalho você terá arrumando a zona que você criou por só comer batata frita e tomar refrigerante XD “Ah, então você é daquelas naturebas chatas!” – again, claro que não. Também como porcarias (apesar de que me esforço para, durante a semana, comer mais saudável), mas reconheço o que é melhor rs.
2. Hidrate-se por dentro e por fora
Beba água e use hidratante. Simples assim. As unhas e as cutículas (aquelas pelinhas finas em volta da unha) também absorvem hidratante, caso você não saiba.
3. Não roa as unhas!
Nossa, como parar de roer as unhas é difícil, né? Eu nunca consegui, e sempre tento. Sei que é por causa de ansiedade, mas deixar de ser ansiosa é mais impossível ainda XD. O que eu faço é caprichar nas unhas. Quanto mais tempo eu “perco” pintando as unhas, mais me dá dó de colocá-las na boca e estragar tudo. E quanto mais eu consigo deixá-las crescer, mais eu me empolgo e menos quero destruí-las. Então pintar as unhas pode ser um hábito muito saudável! = b
4. Não abuse do esmalte
Deixe suas unhas respirarem de vez em quando. Também não largue o mesmo esmalte o mês todo, e tome cuidado para retirá-lo completamente quando for ficar sem (parece óbvio, mas tente tirar completamente esmalte vermelho >,<)
5. Dê um jeito nas suas cutículas
Aqui é a parte na qual as manicures piram, e te arrancam vários bifes, não é? Pois é, tirar as cutículas da jogada realmente faz suas unhas pintadas parecerem mais “pro”, porque a cutícula dá a impressão de que sua unha está suja. Por que eu disse “dê um jeito” nelas? Há dois modos de não deixar as cutículas visíveis: você pode retirá-las, cortando-as com um alicate para cutículas (o que a maioria das pessoas e manicures fazem), ou você pode empurrá-las para baixo da carne de onde a unha sai. Empurrar é o melhor caminho! É bem mais fácil de fazer, e você não corre o risco de se machucar. Dizem que quem já tirou a cutícula não consegue mais empurrar, porque ela engrossa quando é cortada. Eu acho que isso deve ser um mito, assim como passar Gillete engrossa o pêlo (não engrossa, gente, o pêlo tem diâmetro fixo! Você só corta a pontinha mais fina, e por isso parece que ele ficou mais grosso). Experimente empurrar, por que não? Você pode deixar suas mãos em água morna por alguns minutos ou usar uma loção amolecedora para facilitar o processo.
6. Lixe as unhas
Todo mundo sabe que tem que lixar as unhas, senão elas ficam todas tortas, né! O que você talvez não saiba é que existe uma lixa ótima: a de vidro! Ela já se popularizou bastante, mas na Liberdade tenho certeza de que vende. Ela é menos abrasiva, então faz com que sua unha descame menos! Não use de jeito nenhum aquelas lixas marrons comuns, elas parecem lixa de construção! rs Se não tiver de vidro, procure umas que são de metal, elas não são tão boas quanto as de vidro, mas geralmente são menos “brutas” que a comum. Uma boa também é lixar só numa direção, mas “ain’t nobody got time fo dat!” (ninguém tem tempo pra isso). Com a de vidro eu mando bala nas duas direções e minhas unhas ficam de buenas.
7. Iguale a superfície
Se sua unha está descamando, você pode usar uma daquelas lixas macias e passar sobre a unha (em cima mesmo!) para alisar a diferença entre a unha e o lugar onde ela descascou. Não use muito, porque afina a unha, e ela fica mais frágil, o que é um grande problema se suas unhas mais parecem papel, como as minhas…
8. Toques finais
Depois desse lixamento todo, suas unhas devem estar cheias de pó. Dê uma boa lavada nelas com água, e aproveite para lavar sob elas também. Além de poder ter sujeira, pode ter uns pedacinhos restantes do lixamento. Verifique se suas unhas estão lisinhas! E divirta-se na parte mais legal, que é
PINTAR AS UNHAS
Agora que sua “tela” está impecável, tá na hora de decorá-la. Essa parte vai bem mais rápido, a menos que você se empolgue como eu e faça um monte de Nail Art rs.
Antes do passo-a-passo, uma regra geral: esmalte grosso descasca. Quanto mais fina for a camada que você passar sobre as unhas, mais sua manicure vai durar. Por esse mesmo motivo, esqueça aquele esmalte cuja cor você adora, mas que está super grosso: vai ser difícil passar direito e ele vai sair rapidinho. Tem gente que fala para colocar um pouco de acetona no esmalte. Realmente deixa ele mais fluido, mas pode zuar a cor se você colocar muito. Já vi estrangeiros falando que lá fora vendem um produto apropriado para “desengrossar” esmalte, mas eu nunca vi por aqui. Um viva para morar no Brasil! Hurray!
1. Base transparente
Uma boa base é importante. Compre uma de uma marca melhor (Colorama, por exemplo, é melhor que a Risqué, que é melhor que a Impala, na minha opinião) e vale aquelas com propriedades especiais. A base protege sua unha da maldade que você fará com ela a seguir (tacar um monte de pigmento nela), então não deixe de usar. Eu passo duas camadas. Eu sei que disse que quanto mais grosso, mais seu esmalte descasca, mas o meu maior problema é que minhas unhas são moles e quebram com qualquer coisa. Duas camadas de base têm ajudado bastante elas se manterem mais compridas, principalmente nos cantinhos.
2. Esmalte
Finalmente tá na hora de pintar, né! Nessa parte o chato é acertar quanto esmalte pegar no pincel. Pouco, você não conseguirá cobrir a unha da base ao fim, e ela vai parecer “remendada”. Muito, e seu esmalte vai demorar pra secar e pode descarcar. Não tem truque, tem que ir pegando a prática mesmo. No geral, três pinceladas (uma no meio da unha, outra à direita e outra à esquerda) dão conta de cobrir a unha toda. Passe o esmalte devagar, sem pressa. A maioria dos esmaltes exige duas camadas para ficar bonita. Dê um tempinho entre as duas, para não virar uma meleca só rs.
A grande dúvida sempre é: como diabos vou pintar as unhas da minha mão hábil? É um problema que todo mundo que não é ambidestro tem, acredite. Como resolver? Prática. Com o treino vai melhorando MUITO.
Pintando francesinha:
Quem nunca pintou a própria unha acha que francesinha é a coisa mais difícil da face da Terra (é mentira, quântica é), tanto que as manicures até cobram mais por ela, muitas vezes. É bico, gente! Faça o seguinte: apóie seu dedo sobre uma mesa. Gire ele um pouco para um dos lados e coloque o pincel do esmalte no canto da unha. Gire seu dedo de volta, até o lado oposto, mantendo o pincel firme, et voilá! Girar seu dedo faz todo o trabalho, você nem precisa de uma mão muito firme. Não entendeu nada? É como nesse vídeo aqui. Dê uma treinada, você vai pegar o jeito e eu garanto que será uma das Nail Arts mais fáceis de se fazer! Você pode usar a criatividade, ou ficar na clássica, usando esmalte branco.
Fazendo a francesinha como falei: quanto maior a porção de pincel você apoiar sobre a unha, mais grosso o traço. Eu não gosto muito grosso, então deixo metade para fora da unha, pintando, como vocês podem ver, um pouco do meu dedo embaixo.

Fazendo a francesinha como falei: quanto maior a porção de pincel você apoiar sobre a unha, mais grosso o traço. Eu não gosto muito grosso, então deixo metade para fora da unha, pintando, como vocês podem ver, um pouco do meu dedo embaixo.

Para completar esse look em específico, eu usei um desenho da placa m8 dos carimbos da Konad (veja como usar aqui). Espere sua francesinha secar antes de passar o carimbo em cima, ou vai marcar tudo! Paciência, gafanhoto. Vá ver TV, ler um livro, escrever no seu blog…
Para finalizar, eu passei o esmalte Orvalho da Colorama. É bem clarinho, então usei duas camadas.
3. Cobertura incolor
Finalize com uma cobertura. A Tais, minha amiga, recomenda uma bem legal aqui. A cobertura deixa tudo no lugar, e pode ajudar a secar a unha bem rápido. Uma dica para quem quer tirar fotos das unhas feitas: tire antes da cobertura, para elas não saírem brilhantes demais ; ]. Sempre que for passar uma camada a mais, espere para a de baixo secar um pouco.
4. Limpe a porcalhada!
Você consegue pintar as unhas sem melecar tudo em volta? Parabéns! Eu não consigo de jeito nenhum. Se você também faz caca, enrole um pouco (um pouco! Isso dá mais precisão e você não corre o risco de tirar o esmalte da unha) de algodão num palito, passe na acetona/ removedor de esmalte e limpe os excessos. Se você os limpar com a unha ainda molhada, eles saem mais facilmente, mas você pode esperar a unha secar se acha que pode sem querer esbarrar as unhas em algo enquanto estiver limpando (eu faço isso o tempo todo).
5. Mantendo as unhas
Depois desse trabalho todo, a última coisa que você quer é estragar sua manicure, né! Então algumas dicas:
  • Obviamente, fique quietinha enquanto o esmalte secar! Não vá enfiar a mão dentro da bolsa ou calçar sapatos, isso é estragar o esmalte na certa. Antes de começar a fazer as unhas, pense no que vai querer fazer depois de tê-las pintado. Já pegue o que você vai precisar (computador, livro, controle remoto, etc) antes e deixe-os à mão, para você não ficar olhando pro teto depois.
  • Não vá dormir logo em seguida. Você provavelmente vai acordar com as unhas cheias de marcas do lençol! Tente se programar para pintá-las várias horas antes de dormir.
  • Seja uma fresca e use luvas quando for mexer com muita água. Lavar a louça, roupa, o que quer que seja que lide com água vai amolecer seu esmalte e fazê-lo sair mais fácil. Eu sei que é uma frescura sem limites, mas, se quiser mesmo proteger suas unhas, dê uma de mãe do Dexter e abuse das luvas de borracha. Isso depois que o esmalte tiver secado, claro.
  • Mergulhe as unhas em água bem gelada para secá-las mais rápido. Cuidado ao secar as mãos/ os pés depois!
  • Preste atenção no quão seco está seu esmalte. Ele pode estar ok para você passar o dedo suavemente por cima, mas pode não agüentar se você pressionar algo contra ele.
É isso! Desculpem-me pelo post enorme, eu tentei dar todos os detalhes, e espero não ter esquecido nada. Com um pouco de treino e paciência, dá para fazer unhas super bonitas. Vocês fazem suas unhas? Fazem como eu, ou de um jeito diferente?
Até a próxima, gente!
Anúncios

7 ideias sobre “Pare de gastar dinheiro com manicure!

  1. Esther Durães

    Hehe
    Ah, uma outra dica bem legal são os lenços removedores de esmalte. Resolvem o problema dos esmaltes vermelhos, não deixam esmalte nos cantos, têm cheiro bem agradável e, o melhor, não fazem as unhas descamar! =)

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s