(Bem-vindo! Novo por aqui? Clique em “Sobre o blog” aí em cima e divirta-se! ^^)
O passo seguinte é dobrar o tecido , já que o molde corresponde a metade da blusa. Eles falam para dobrar ao centro e colocar os moldes em cima, prendendo-os com alfinetes. Alfinetar papel não é uma tarefa super simples, principalmente quando tem que ficar tudo retinho. Como é a primeira blusa, eles dipõem os moldes da maneira mais simples, sem se preocupar com economizar tecido por enquanto.

Os moldes da frente e das costas da blusa sobre o tecido. Eu achava que você usava dedal para proteger o dedo abaixo do tecido e garantir que não ia se espetar, mas na verdade ele é útil para você empurrar o alfinete contra o papel/ tecido. Depois de um tempo começa a doer ficar pressionando a cabeça do alfinete contra o dedo!
Estando tudo bem preso, é a hora de marcar onde você vai cortar o tecido. Para isso, você usa um giz de alfaiate, que marca sem manchar. O kit do IUB veio com um giz cor gelo, mas como meu tecido é claro, tive que ir num armarinho perto de casa comprar um giz de outra cor. Lá tinha gelo, amarelo e rosa, e comprei o último porque era o mais escuro. Custou R$1 ; ].

A partir do molde, você vai marcando com o giz uma linha a uma distância que varia se é a parte do ombro, da cava, da lateral, da bainha ou do decote. À direita vocês vêm como fica a marcação. Tudo isso é feito no avesso do tecido.
Os revéis (acabamentos) são colocados de acordo com o sentido do fio, com os do decote da frente e das costas alinhados com a dobra do tecido.
Com tudo preso e marcado, está na hora da tesoura. Essa parte é meio complicadinha, porque cortar tecido não é super simples, ainda mais deixando o tecido dobrado e tendo que cortar certinho para a parte de baixo ficar como a de cima. Tem que ter paciência, e é bom ter uma tesoura bem afiada. Usei a da minha abuela, herdada junto com a máquina de costura ^^. As partes em curva são as mais difíceis.
O passo seguinte é marcar as linhas de costura no tecido. Para isso, você volta a usar o bom e velho papel carbono. Como já contei antes, o papel que vem no kit é bege, e não serve para tecidos claros. Então usei o papel azul que comprei na Kalunga, mas, como ele é tamanho ofício, eu tive que fazer uns quebra-cabeças para encaixar os moldes rs. Cortei o papel em tiras e fui colocando ao longo das margens, onde eu tinha que marcar. Você também tem que prender com alfinetes, e se você achou que alfinetar papel era difícil, alfinetar papel carbono é pior, porque é mais fino XD Mas dá certo. Você coloca o papel carbono voltado para cima, para marcar a parte de baixo do tecido.

Molde e tecido alfinetados ao papel carbono. É mais fácil alfinetar só o tecido, sem pegar o papel do molde, como eu fiz nessa parte da blusa. Na foto de baixo, dá para ver a parte de trás do tecido. Cortei o papel carbono em tiras para economizar e não marcar o tecido no meio.
Aí, é só contornar o molde com um lápis, e o carbono vai marcando na parte de trás. Depois você tira os papéis, vira o tecido, prende os papéis de novo e risca sobre a marca de carbono, para marcar o outro lado. Tão entendendo o tamanho do trabalho? rs

Contornando o molde para fazer uma marca do outro lado do tecido. Na apostila eles fazem tracejado, mas haja paciência! Fiz um riscão mesmo, espero que não tenha problema rs. Da primeira foto para a segunda, eu tirei os papéis carbono e virei o tecido. Dá para ver a marca que foi feita quando contornei o molde pelo outro lado. Deixando o tecido do jeito que estava na última foto, eu prendi novamente os papéis carbono e desenhei a lápis por cima da linha azul, marcando o outro lado (o que está com o molde de papel preso).
Depois é só soltar os papéis carbono, soltar o molde e abrir o tecido, e você tem uma parte da blusa! Escrevendo aqui parece tudo fácil, mas você tem que repetir tudo para todas as partes, e eu acabei passando duas tardes fazendo o que está escrito nesse post XD.

Parte da frente e revéis prontos. E é nesse momento em que eu deixei essa vida sem graça de ser humano para lá e decidi virar um Smurf. rs Papel carbono faz uma sujeirona! Ainda bem que sai fácil com água XD Vai um azulzinho aí? rs E, para fechar bem, vai uma foto da minha cachorrinha, que ficou ao meu lado enquanto eu fazia isso tudo :b
É isso aí gente, hoje teve bastante coisa. Tentei tirar várias fotos para o post não ficar com muito texto e ficar muito chato, espero que tenha conseguido ^^. O próximo passo é alfinetar a blusa toda, depois costurá-la a mão, experimentar, e só aí partir para a costura na máquina. Tem muita coisa ainda, agüentem firme!
Até a próxima e boa Páscoa a todos! ^^