Alinhavando!

(Bem-vindo! Novo por aqui? Clique em “Sobre o blog” aí em cima e divirta-se! ^^)

Oi gente!
Consegui um tempinho para continuar um pouco a blusa! Yuhules! Dessa vez foi hora de alinhavar a peça. Alinhavar é costurar à mão, de forma “descontraída”, para dar para experimentar a peça e ver se tem algum defeito antes de costurar.

Mas, para você conseguir alinhavar  no lugar certo, primeiro você tem que alfinetar as emendas entre as peças para garantir que vai ficar tudo certinho. Primeiro, você começa colocando o avesso da parte da frente sobre o direito (lado certo) da parte das costas:
DSC08576
Depois, você vai alfinetando as duas peças de modo que a marca que você fez com papel carbono (essa linha azul no caso) da frente coincida com a das costas. Você começa pelos ombros, e depois faz nas laterais.
DSC08577
Ombro alfinetado, com a parte da frente da blusa para cima.
DSC08578
A parte das costas da blusa, alfinetada com a da frente de modo que as linhas azuis das duas fiquem uma sobra a outra.
A parte da frente da blusa é maior que a das costas, por causa do busto (qual? rs), então se você simplesmente colocar uma parte sobre a outra, as marcas não coincidem. Então eu comecei por um canto, alfinetando o canto de um lado, virando a blusa e passando pelo canto do outro lado, para começar a alinhar as marcas.
DSC08579
Alfinetando o começo de um dos ombros.
Uma coisa que eles não falam na apostila e que é importante é que você deve colocar os alfinetes no sentido em que você vai alinhavar depois, se não você fica se espetando por ter que costurar contra os alfinetes (como eu fiz TT~TT).
DSC08581
Blusa alfinetada. Você só prende nos ombros e nas laterais, sendo que nelas eu coloquei os alfinetes no sentido errado: deveria ter sido da bainha em direção à cava XP
Depois é hora de alinhavar em si. Essa parte é bem falha na apostila: eles não explicam qual das agulhas usar, nem que qual modo você deve passar a linha. Ainda bem que meu pai entende um pouco de costura e ele me recomendou usar uma agulha comprida, mas não muito grossa, e passar a linha na agulha deixando um fio simples, e não duplo.
DSC08582
Agulhas e mais agulhas! Usei a segunda maior do lado dourado, não sei se é a ideal.
Quando você passa a linha pela agulha, você pode puxá-la até que junte as duas pontas da linha (com a agulha dividindo o comprimento da linha no meio), e dar um nó entre as duas pontas, para ficar com um fio duplo. Para ficar com um simples, você dá alguns nós só em uma ponta do fio, passa a outra pela agulha e puxa um pouco, mas a deixa solta. Na hora de passar a agulha pelo tecido, você segura a ponta solta de modo que ela passe pelo tecido também, mas quando você termina de puxar a agulha, fica no tecido só a extremidade do fio que tem o nó na ponta. Faz sentido? >,<
DSC08583
Agulha com o fio solto: à direita dá para ver a extremidade com o nó. O fio passa pela agulha, mas a outra ponta fica solta, para quando você terminar de puxar a agulha pelo tecido, ela se soltar e a costura ficar com um fio só.
Depois, é só ir costurando os ombros e as laterais, removendo os alfinetes conforme faz isso.
DSC08590
Alinhavando!
Quando terminar, dá para ver que o tecido fica meio folgado na frente, porque ela é maior. Aí, você vira a blusa para o lado direito, para alinhavar a bainha.
DSC08591
Blusa alinhavada pelo avesso.
DSC08592
Blusa do lado direito.
Para fazer a bainha, você dobra na linha azul (que fica do avesso) e prende com alfinetes. Aí, é só costurar como os ombros e as laterais.
DSC08593
Bainha da parte da frente dobrada e presa com alfinetes.
DSC08595
Bainha alinhavada.
Aí, a blusa fica pronta para experimentar! É nessa hora em que você deve fazer os “ajustes necessários caso haja defeito”, mas a apostila não ensina a ajustar nada, yay. rs
DSC08625
Blusa pela frente! Fica bem larguinha mesmo, porque não tem pensa (aquelas costuras
verticais nas costas que acinturam a blusa).
DSC08600(1)
Blusa pelas costas =].
O próximo passo é começar a costura em si! Mal posso esperar! ^^
Até a próxima!
Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s