Tricotando um cachecol

(Bem-vindo! Novo por aqui? Clique em “Sobre o blog” aí em cima e divirta-se! ^^)

Ois!
Após o atraso, finalmente consegui terminar esse post que há algumas semanas queria fazer, sobre tricô.  Peço desculpas pela demora, mas eu queria fazer bem direitinho e isso levou bastante tempo. Espero que gostem! ^^

Eu não sei tricotar para valer, só faço o básico do básico. Mas por que não ensinar isso a vocês? Já dá para fazer cachecóis, e é bem legal poder fazer um do jeito que você quer. Há muitas opções de lãs, de várias cores e várias texturas! E convenhamos que receber um cachecol feito a mão de presente é bem especial, já que dá um trabalhão rs.
Material
Você vai precisar de: lã (dã!), agulhas de tricô (dã! x2) e uma agulha de crochê (rá! Não tão óbvio! rs).  O melhor lugar em São Paulo para comprar esses materiais é a rua 25 de Março e arredores. Lá tem um montão de lojas e o preço é mais em conta. Não subestime o preço das lãs: algumas são bem caras! A loja em que comprei minhas coisas é a Vaz Martins e Irmãos (R. Cavalheiro Basílio Jafet, 54) ; ] Vamos a cada um dos materiais:
  • Lã: como falei, há várias cores e várias texturas diferentes. É óbvio que há uma variedade bem maior oferecida em meados do inverno, então junho/ julho são ideiais para comprá-las. Recomendo que não se empolgue no começo: há lãs bem mais difíceis de se tricotar, como umas que têm uns fiozinhos soltos, ou bolinhas. Acho mais fácil começar com uma bem simples, e se ela tiver cores diferentes ao longo do fio isso ajuda às vezes a identificar os pontos. Um cachecol costuma precisar de dois novelos, ou três, se a pessoa for muito alta. IMPORTANTE! Pegue sempre novelos do mesmo lote, ou pode haver pequenas diferenças entre eles que você só perceberá tarde demais.
  • Agulhas de tricô: quanto mais grossas, mais frouxos os pontos (maior o buraco entre eles). Mais grossas são boas para lãs muito grossas, com bolinhas, etc. Agulhas mais finas fazem um cachecol mais “maciço”, mas são mais trabalhosas. Eu costumo usar uma agulha nº6 (a que uso no vídeo é nº5). Cada número  é padronizadamente (existe essa palavra? rs) de uma cor. Então, se vir alguém usando uma agulha, pela cor você pode saber o tamanho!
  • Agulha de crochê: qualquer uma serve, é só para dar o acabamento final.
Tricotando
Como seria impossível descrever como tricotar, filmei um tutorial :) E é por isso que esse post tomou tanto tempo rs. Espero que seja didático o suficiente. Se ficarem com dúvidas, me perguntem!
Há vários tipos de pontos no tricô. Você pode inclusive fazer um tipo de ponto de um lado do cachecol, e outro do outro. No YouTube dá pra achar vários tutoriais com pontos diferentes. Vou ensinar como fazer um cachecol com o ponto mais básico dos dois lados.
Se forem ver no YouTube em si, não se esqueçam de clicar na engrenagem (canto inferior direito do vídeo) e selecionar para assisti-lo em HD!
Algumas dicas gerais
  • Para emendar um novelo em outro, dê um nó (normal mesmo) entre o final de um e o começo de outro. Deixe um pouco de fio sobrando e continue a tricotar normalmente. Depois, entremeie o que sobrou do fio no cachecol, como na finalização.
  • Quanto mais pontos tiver seu cachecol, mais largo ele será e mais demorado será para ser feito. Sem deixar os pontos grudados uns nos outros, meça no seu pescoço até ficar satisfeito. Estou fazendo um cachecol com 25 pontos.
  • É bom contar os pontos de vez em quando. Se perder algum pelo caminho, solte o fio da agulha e o puxe, desfazendo os pontos até a linha tricotada antes daquela com um ponto faltando. Depois você passa a agulha pelos laços que ficarão na lateral do cachecol, para retomá-lo. Cuidado com o sentido pelo qual passa a agulha pelos laços, para não ficar “do avesso” (dá pra perceber se você errou quando for tricotar a linha seguinte).
  • Você pode fazer um cachecol com 1 novelo só para ele ficar curtinho e ser fácil de enfiar em casacos! Use poucos pontos, para ele não ficar curto demais e não dar para dar a volta no pescoço.
Aí em cima vocês vêm uma foto de dois cachecóis que fiz, e o que estou fazendo no momento. Fiz um para meu namorado com a lã que usei no vídeo, mas não tenho fotos. Somente no laranja usei pontos diferentes do que mostrei.
É isso, gente! Bora tricotar loucamente para ter cachecóis daora nesse inverno! ò.ó No futuro quero aprender a usar aquele tear de pregos, que parece facilitar o processo ^^.
Até mais!
Anúncios

Uma ideia sobre “Tricotando um cachecol

  1. Pingback: Dicas de viagem: inverno europeu | Acetilcolina

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s