Planejando uma Viagem – Parte 2

(Bem-vindo! Novo por aqui? Clique em “Sobre o blog” aí em cima e divirta-se! ^^)
Oi gente!
Na última postagem, comecei a falar sobre como planejar uma viagem. Hoje vamos continuar!

Estadia
Essa pode ser a parte mais cara da sua viagem, então valhe a pena pesquisar bastante sobre as opções. O booking.com é um site legal para procurar diferentes hotéis e pousadas. O decolar.com também tem essa opção. Continua valendo a dica do post anterior sobre o transporte: use, por via das dúvidas, o navegador no modo oculto para garantir que não subam os preços.
Opções mais baratas são pousadas e albergues. Vale procurar sites onde os usuários podem deixar comentários, para saber se o lugar é mesmo aquilo que se diz ser. Ir para a casa de alguém obviamente também é um ótimo jeito de economizar dinheiro: só conte que você pode ter despesas extras com o social (como sair pra jantar num lugar mais bacana) e pode levar mais tempo para fazer as coisas (num hotel talvez você tomasse café correndo para logo sair, na casa de alguém você tem que se enquadrar no ritmo dos moradores).
 

Passeios
Aqui a coisa dá mais trabalho, mas também é onde fica mais divertida (na minha opinião). Para economizar trabalho, você pode comprar aqueles guias turísticos, que são práticos, mas também são meio caros. Tome cuidado para comprar um bem atual, para as informações estarem corretas.
Se você quer planejar sua viagem do zero (como estou fazendo com a que farei mês que vem), saiba que vai precisar de tempo para se organizar. Aqui vai como eu tenho feito:
  1. Use um caderno para se organizar. Ajuda muito!
  2. Procure quais atrações existem nos locais onde você vai. Pesquise “top 10 attractions in…” ou coisas parecidas no Google e veja vários sites.  Vá anotando no caderno as atrações que lhe interessam: não se preocupe ainda se vai dar tempo de fazer tudo, deixe de fora apenas aquelas às quais você realmente não curtiria ir. Aproveite para já anotar todas as informações básicas necessárias, como o endereço, os dias e horários em que a atração está aberta e o preço.
  3. Use o Google Maps para marcar onde ficam as atrações: coloque o endereço na barra superior, e quando aparecer o marcador no mapa, clique nele. Na caixa branca que aparecer, clique em “Guardar em…” e selecione na caixa de opções “criar um novo mapa”. Depois de dar um nome, clique em “Salvar”. Para ver seu mapa, vá em “Meus lugares” (do lado esquerdo) e selecione o mapa que você salvou. Vão aparecer todos os marcadores dos lugares que você salvou. Para que eles não fiquem com o endereço, e sim com o nome da atração, clique em “Editar”, selecione o local na lista e, na caixa em branco que aparecer no mapa, mude o título e clique em “Salvar”. Se quiser mandar o mapa para alguém, clique no símbolo de uma corrente (no topo da barra à esquerda, ao lado do símbolo da impressora) e copie o link (selecione “URL curto” para não ficar um link enorme).
  4. Com o mapa marcado, você consegue visualizar onde as atrações ficam em relação umas às outras, o que facilita muito para planejar roteiros! ^^ Agrupe atrações próximas de acordo com os horários de visitação e você deve conseguir otimizar o número de pontos que você conseguirá visitar. Aqui estão os mapas que fiz de São Francisco, de Los Angeles e de New York =]
280620131160
Passeios de LA
280620131162(1)
Mapa com as atrações de LA
Compras
Está na hora de gastar seu dinheiro com bugigangas! Mas, a menos que você tenha muito mesmo, é melhor dar uma planejada nos gastos antes de ir viajar. Assim você evita se descontrolar na hora… e ficar choramingando depois. rs
Decida quanto do dinheiro investido na viagem você pretende gastar com compras. Faça uma lista de tudo o que já sabe que gostaria de comprar e veja na internet quanto custa. Lembre-se de deixar um certo dinheiro para compras imprevistas! Se a lista acabar ficando muito cara, experimente baratear os itens que quer (por exemplo: o HD externo não pode ter um espaço de armazenamento um pouco menor?), ou parta para o “corta-tudo-que-eu-tô-pobre” rs.Durante a viagem, é legal ir anotando conforme você vai gastando dinheiro. Assim é mais fácil de manter o controle!

Malas
Outra parte crítica da viagem rs. Preste atenção em quantos quilos pode levar caso vá viajar de avião: cuidado que vôos internos permitem menos peso do que vôos internacionais. Se for comprar malas, não compre muito tosquinhas, porque podem quebrar na viagem e te dar dor de cabeça. Uma dica para fazer caber mais coisas são aqueles sacos em que você pode fazer vácuo com um aspirador, ótimos para economizar espaço tirando o ar de moletons, blusas de lã, cobertores, travesseiros, etc. Só cuidado com o peso da mala!
Não encha completamente a mala para ir viajar, para poder caber as coisas que você comprar lá (e mesmo que você não compre nada, incrivelmente na volta sempre cabe menos coisa na mala do que na ida, né? rs). Também não deixe sua mala muito vazia, ou as coisas vão “sambar” dentro. Se for comprar muita coisa (vulgo mulambeiros nos EUA haha), leve uma mala menor com suas roupas dentro de uma mala grande, aí lá você tem uma mala a mais para trazer na volta ; ]
É isso, pessoal! Vocês têm alguma dica a compartilhar? Algo sobre o qual gostariam que eu falasse?
Até mais!
Anúncios

3 ideias sobre “Planejando uma Viagem – Parte 2

  1. Tais Xastre

    muito legal isso, Ni! Essa de salvar as atraçoes no maps eu não conhecia!
    Mas tenho q comentar isso: é muito TOC pra uma pessoa só!
    :p
    adorei as dicas!

    E as refeições? vc também está planejando tudo ou vai ser no imprevisto e dentro do custo planejado?

    Curtir

    Resposta
  2. Nicole

    TOC, eeeeeeu? Pff, não sei de onde você tira essas coisas. rs
    Não estou planejando as comidas rigorosamente não. Só em LA, onde temos pouco tempo, eu programei para visitarmos lugares famosos de restaurantes nas horas das refeições (tipo alguém planejar para conhecer o Mercadão e já aproveitar para almoçar lá). ^^ De resto minha família costuma ser farofeira do tipo que leva sanduíche e come na rua mesmo haha!

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s