Mousse de gorgonzola e torta “da Tecla”

Oi gente!
O Natal está chegando e você não faz ideia do que levar para a festa, porque não sabe cozinhar nada? Não tema! Aqui vai a solução: duas receitas deliciosas à prova de negações na cozinha como a digníssima pessoa que vos escreve. Se eu consigo fazer, qualquer um consegue! ;D Seguem comentários entre parênteses para aqueles que realmente não têm experiência e que não conseguem seguir receitas porque não sabem o básico (eu entendo! T_T).

MOUSSE DE GORGONZOLA
(Porque quanto mais fedido o queijo, melhor!)

Ingredientes
250g de queijo gorgonzola
2 potes de yogourt natural
1 lata de creme de leite sem soro (vide instruções abaixo)
4 colheres de sopa de maionese
1/2 cebola picada (pode ser uma pequena, se colocar grande fica meio ardidinho)
Cheiro-verde (salsinha e cebolinha, vêm no mesmo saquinho)
1 pacote de gelatina sem sabor

2013-12-12 21.13.01

Modo de fazer

Comece deixando o creme de leite quietinho num canto. Como não é para colocar o soro, você tem que esperar o creme separar do líquido (o creme fica em cima). Quando for colocar no liquidificador, pegue o creme cuidadosamente com uma colher, evitando pegar o líquido que está no fundo da lata.

2013-12-12 22.31.58
Creme, sim!
2013-12-12 22.33.50
Líquido nojento, não!

Pique a cebola (sim, corte o cantinho de cima e o de baixo, tire a pele, e corte em pedacinhos). Você também odeia picar cebola? Bem-vindo ao clube. Se tiver coragem, seja louco como eu e pique com óculos de natação ò.ó Funciona! Chega de olhos ardendo = b Ah, óculos de proteção de lab não dá certo, já tentei (entra “veneno” de cebola maldita pelos cantos >,<).

2013-12-12 21.26.38-3
Só quem tem muita coragem posta uma foto na internet de óculos de natação enquanto
pica cebola ò.ó

Arranque algumas folhinhas da salsinha e corte uns pedaços de cebolinha. Não use tudo o que vem no pacote, um pouco está bom para dar um gostinho.

Ponha o conteúdo todo do pacote de gelatina em meia xícara de água e mexa bem, para ela hidratar. Depois leve no microondas por alguns segundos para ela aquecer, sem deixar ferver (no meu deu uns 10s).

2013-12-12 22.36.17

Coloque tudo no liqüidificador (inclusive a gelatina dissolvida, ainda quente). Dê uma quebrada no queijo com a mão, para facilitar o trabalho do pobre eletrodoméstico rs. Não, não tente cortar o queijo com a faca, porque vai ficar uma meleca! Bata tudo. Experimente se falta sal, e se precisar coloque um pouco. Mas eu duvido, o gorgonzola costuma ser bem salgado sozinho.

Despeje a mousse numa fôrma untada com água e óleo (coloque um pouquinho dos dois na fôrma, dê uma chacoalhada para espalhar e jogue o excesso fora). Deixe na geladeira até endurecer.

Sirva com torradinhas!

(Essa receita rende BEM. Acho que dá pra umas 20 pessoas, tranquilamente)

TORTA DA TECLA
(Quem é Tecla? Não sei. Mas ela tem uma receita muito boa!)

2013-12-12 23.13.05

 

Ingredientes
2 xícaras de leite (xícara de chá, viu, minha gente)
1 xícara de óleo de soja
3 ovos
1 pacote de queijo ralado
1 colher de café de sal
1 ½ xícara de farinha de trigo (ou 11 colheres de sopa rasas)
1 colher de sopa de fermento para bolos
2 tomates
1 cebola
150g de mussarela
150g de presunto
Sal e orégano

2013-12-12 21.17.49
Na foto tem 3 tomates, no final acabei usando só 2.

Modo de fazer
Pique os tomates e a cebola. Tire as sementes do tomate, ou o líquido quem tem entre elas deixa a torta meio mole. Misture os dois numa tigela, coloque sal e orégano e deixe de lado por enquanto.

2013-12-12 21.42.32

Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, o queijo ralado, o sal, a farinha e o fermento. Dica para os ovos: sempre quebre primeiro o ovo num copo, e depois coloque na sua receita. Se o ovo estiver ruim, ele não estraga tudo!

Unte uma fôrma com margarina e farinha (yay, meleca! Passe um pouco de margarina pela fôrma, cobrindo toda a superfície. Depois jogue um pouco de farinha e chacoalhe até ela cobrir a margarina. Não se esqueça das laterais da fôrma!) e despeje metade da massa. Cubra com presunto e por cima mussarela. Despeje o restante da massa e por cima salpique o tomate e a cebola picados. Afunde-os um pouco na massa para eles não torrarem no forno.

2013-12-12 22.04.00

2013-12-12 22.08.27
Observe que a torta sem assar deve atingir aproximadamente metade da altura da fôrma, pois ela vai crescer.

Leve a torta ao forno pré-aquecido por 5 minutos a 230ºC. Deixe por uns 45 minutos. Preste atenção quando começar a sentir o cheiro da torta. Você pode enfiar um palito de dente na torta e quando ele sair praticamente seco (sem nada grudado), a torta está assada. Mas não se preocupe em esperar muito, pois é para ela ficar meio molhadinha mesmo. Observe as laterais da torta, que queimarão primeiro: quando elas já estiverem queimadas, você pode tirar a torta.

Deixe a torta em geladeira e sirva gelada. Faz uma torta de uns 30cm x 20cm.

Essas receitas já foram aprovadas por muita gente, mesmo quando fui eu que fiz hahaha. Se vocês tentarem, me contem como ficou! Qualquer dúvida me escrevam :)

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s