(Porque quanto mais fedido o queijo, melhor!)
Ingredientes
250g de queijo gorgonzola
2 potes de yogourt natural
1 lata de creme de leite sem soro (vide instruções abaixo)
4 colheres de sopa de maionese
1/2 cebola picada (pode ser uma pequena, se colocar grande fica meio ardidinho)
Cheiro-verde (salsinha e cebolinha, vêm no mesmo saquinho)
1 pacote de gelatina sem sabor
Modo de fazer
![]() |
Creme, sim! |
![]() |
Líquido nojento, não! |
Pique a cebola (sim, corte o cantinho de cima e o de baixo, tire a pele, e corte em pedacinhos). Você também odeia picar cebola? Bem-vindo ao clube. Se tiver coragem, seja louco como eu e pique com óculos de natação ò.ó Funciona! Chega de olhos ardendo = b Ah, óculos de proteção de lab não dá certo, já tentei (entra “veneno” de cebola maldita pelos cantos >,<).
![]() |
Só quem tem muita coragem posta uma foto na internet de óculos de natação enquanto pica cebola ò.ó |
Arranque algumas folhinhas da salsinha e corte uns pedaços de cebolinha. Não use tudo o que vem no pacote, um pouco está bom para dar um gostinho.
Ponha o conteúdo todo do pacote de gelatina em meia xícara de água e mexa bem, para ela hidratar. Depois leve no microondas por alguns segundos para ela aquecer, sem deixar ferver (no meu deu uns 10s).
Coloque tudo no liqüidificador (inclusive a gelatina dissolvida, ainda quente). Dê uma quebrada no queijo com a mão, para facilitar o trabalho do pobre eletrodoméstico rs. Não, não tente cortar o queijo com a faca, porque vai ficar uma meleca! Bata tudo. Experimente se falta sal, e se precisar coloque um pouco. Mas eu duvido, o gorgonzola costuma ser bem salgado sozinho.
Despeje a mousse numa fôrma untada com água e óleo (coloque um pouquinho dos dois na fôrma, dê uma chacoalhada para espalhar e jogue o excesso fora). Deixe na geladeira até endurecer.
Sirva com torradinhas!
(Essa receita rende BEM. Acho que dá pra umas 20 pessoas, tranquilamente)
TORTA DA TECLA
(Quem é Tecla? Não sei. Mas ela tem uma receita muito boa!)
2 xícaras de leite (xícara de chá, viu, minha gente)
1 xícara de óleo de soja
3 ovos
1 pacote de queijo ralado
1 colher de café de sal
1 ½ xícara de farinha de trigo (ou 11 colheres de sopa rasas)
1 colher de sopa de fermento para bolos
2 tomates
1 cebola
150g de mussarela
150g de presunto
Sal e orégano
![]() |
Na foto tem 3 tomates, no final acabei usando só 2. |
Modo de fazer
Pique os tomates e a cebola. Tire as sementes do tomate, ou o líquido quem tem entre elas deixa a torta meio mole. Misture os dois numa tigela, coloque sal e orégano e deixe de lado por enquanto.
Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, o queijo ralado, o sal, a farinha e o fermento. Dica para os ovos: sempre quebre primeiro o ovo num copo, e depois coloque na sua receita. Se o ovo estiver ruim, ele não estraga tudo!
Unte uma fôrma com margarina e farinha (yay, meleca! Passe um pouco de margarina pela fôrma, cobrindo toda a superfície. Depois jogue um pouco de farinha e chacoalhe até ela cobrir a margarina. Não se esqueça das laterais da fôrma!) e despeje metade da massa. Cubra com presunto e por cima mussarela. Despeje o restante da massa e por cima salpique o tomate e a cebola picados. Afunde-os um pouco na massa para eles não torrarem no forno.
![]() |
Observe que a torta sem assar deve atingir aproximadamente metade da altura da fôrma, pois ela vai crescer. |
Leve a torta ao forno pré-aquecido por 5 minutos a 230ºC. Deixe por uns 45 minutos. Preste atenção quando começar a sentir o cheiro da torta. Você pode enfiar um palito de dente na torta e quando ele sair praticamente seco (sem nada grudado), a torta está assada. Mas não se preocupe em esperar muito, pois é para ela ficar meio molhadinha mesmo. Observe as laterais da torta, que queimarão primeiro: quando elas já estiverem queimadas, você pode tirar a torta.
Deixe a torta em geladeira e sirva gelada. Faz uma torta de uns 30cm x 20cm.
Essas receitas já foram aprovadas por muita gente, mesmo quando fui eu que fiz hahaha. Se vocês tentarem, me contem como ficou! Qualquer dúvida me escrevam :)
Até a próxima!