Amêndoas açucaradas

Oi gente!

Como vão os preparativos para o Natal? Vocês comemoram hoje ou amanhã? Ou hoje e amanhã? :b Em homenagem à véspera de Natal, vou ensinar vocês uma receita natalina super fácil, muito mais rápida do que fazer e decorar biscoitos: amêndoas açucaradas!

Como sempre, essa é uma receita bem simples, porque minhas habilidades culinárias tendem a zero rs. Quem me ensinou foi minha amiga alemã Roya, que está de visita em casa. Depois de algumas tentativas para adaptarmos a receita dela às condições tupiniquins, conseguimos definir como preferimos fazer. Vamos lá!

Ingredientes (para cada leva)

– 75 g de amêndoas sem casca, não torradas e sem sal (óbvio). Comprei no Pão de Açúcar saquinhos de 150g por R$7. Faça o quanto quiser (os saquinhos da minha foto contêm 75 g cada e são relativamente pequenos).

– 60 g de açúcar

– meia colher de café de canela

– água

Modo de preparo

Coloque água suficiente na frigideira para cobrir o fundo. Ligue o fogo no médio e adicione o açúcar e a canela. Mexa continuamente. A água começará a ferver.

2014-12-24 17.17.30Quando toda a frigideira estiver com bolhas por causa da água fervendo, adicione as amêndoas e baixe um pouco o fogo (não precisa chegar a ser fogo baixo, mas deve ser um pouco mais baixo que fogo médio). Mexa continuamente. A água vai evaporando e começa a ficar meio marrom. Depois de alguns minutos, você vai sentir que ficará cada vez mais difícil de mexer, e o açúcar vai ficando branco. Quando ele estiver em flocos, as amêndoas estão prontas!

2014-12-24 17.18.29Deixe as amêndoas esfriando numa fôrma untada com o mínimo de manteiga possível para cobrir o fundo e não deixar as amêndoas grudarem.

2014-12-24 17.19.49

E é isso! Coloque as amêndoas num saquinho e ta-da! Você tem um presente fofo, gostoso, fácil e barato de se fazer!

Dicas:

– Não encha a frigideira de amêndoas. A minha tem 20 cm de fundo e 75 g foi o ideal para fazer por vez.

– Depois da primeira leva, você pode simplesmente colocar mais água na frigideira (junto com o açúcar que sobrou da leva anterior) e repetir o processo. Você pode adicionar um pouco menos de açúcar (tipo 55 g ao invés de 60 g), já que vai ter um pouco da leva anterior.

– Para limpar a frigideira, ferva água nela para o açúcar derreter e despeje na pia.

– Cada leva demora cerca de 10 minutos para ser feita, e uns 30 minutos para esfriar.

Tentem e me contem o que acharam! :D Amanhã tem mais um post especial de natal! ;)

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s