Máscara de cola quente

Oi gente!

Desculpem pelo sumiço em janeiro, mas nesse mês eu casei e viajei para a Europa de lua de mel :D Aí tive que deixar o blog de lado um pouco. Mas agora vou voltar com tudo!

Para começar bem o ano, aproveitando que o Carnaval está chegando, vou ensinar vocês a fazer uma máscara super diferente, que dá um pouco de trabalho mas fica linda quando pronta! Usei uma durante a festa do meu casamento e foi o maior sucesso!

Você precisa de

– um pedaço de tule (aquele tecido furadinho): tecnicamente você só precisa de pedaço do tamanho de uma folha A4, mas é melhor comprar mais porque você pode não acertar a máscara de primeira. Quanto mais macio o tule, melhor, já que ele ficará em contato com o seu rosto. O tecido pode ser de qualquer cor, desde uma discreta (que dará destaque para o design de cola) até uma que chame atenção para o tule em si. Eu usei tule branco.

– cola quente (pistola e cartuchos)

– tesoura

– fita ou elástico (para prender a máscara na cabeça)

– fita adesiva ou fita crepe

– papel manteiga

– esmaltes e outras decorações

– cola Super Bonder (opcional)

Como fazer

Comece pesquisando na internet designs para imprimir ou usar de inspiração (procure por “lace mask”). Imprimir é meio complicado porque você tem que ficar testando o tamanho da impressão para que a máscara caiba no seu rosto. Além disso, é importante que a abertura para os olhos seja grande o suficiente e espaçada de tal modo que fique bom em você. Por isso, acabei achando mais fácil desenhar meu próprio design.

O design que eu criei (acima) e o design que a Tais criou.

O design que eu criei (acima) e o design que a Tais criou.

Se você for desenhar, comece colocando o papel sobre o rosto e marcando a lápis o tamanho dos buracos dos olhos (não precisa ficar um desenho bonito, é só para você ter noção). Lembre-se de curvar o papel em torno do nariz, porque a máscara depois também será curvada. Você também pode marcar as dimensões máximas da máscara para não fazer uma que fique muito larga no seu rosto ou que “suba muito pela testa” ou “desça muito pelo nariz”. Depois, dobre a máscara ao meio (com a dobra bem no meio entre os olhos) e desenhe o design que quiser em uma das metades. Comece melhorando o contorno do buraco para o olho e a partir daí faça o resto do design.

Desenho1

Você pode escolher deixar as linhas “grossas”, como no primeiro design lá de cima, ou “finas”, como no segundo. Se as linhas forem grossas, você vai colocar a cola quente entre as linhas (as linhas já estão contando com a espessura da cola), se forem finas, você vai colocar a cola bem em cima das linhas (as linhas não estão contando com a espessura da cola). Duas coisas são muito importantes: lembre-se de adicionar uma “argola” no canto, onde depois você prenderá a fita ou elástico, e de que todas as curvas da sua máscara tem que ter pelo menos um ponto de contato com o resto da máscara, ou ela não ficará firme no tecido.

Depois de satisfeito com o seu design, passe uma canetinha bem marcante por cima. Aí vire o desenho pro outro lado (pra outra metade ficar pra cima) e copie a metade de baixo. Assim você terá um desenho perfeitamente simétrico! Se você não conseguir enxergar o desenho de baixo, um truque é colocar o desenho sobre um vidro e iluminá-lo por baixo.

Desenho2

O design dessas fotos não é perfeitamente igual ao da primeira foto (a do design pronto e rosa) porque quando eu fiz a máscara eu não tirei fotos da parte de como desenhar. Aí como eu queria deixar o tuturial o mais claro possível, desenhei de novo a primeira metade para vocês verem como eu fiz. :)

Com o design pronto, é hora da parte mais difícil. Com fita adesiva ou fita crepe, cole de forma bem firme o desenho da sua máscara na mesa onde você quer fazer o desenho de cola (tem que ser um lugar confortável, porque leva um tempinho). Em cima do desenho, cole papel manteiga. Ele vai impedir que a cola quente queime o papel com o desenho. No Youtube as pessoas usam plástico, mas aí ele derrete e é um horror tirar os pedaços da máscara. Confiem em mim, papel manteiga é perfeito! Por fim, em cima do papel manteiga, cole o tule. Ficará então um montinho assim: papel sufite com o desenho, papel manteiga e tule. É importante colar cada uma das camadas para que elas não escorreguem. Para facilitar a visualização, novamente vale fazer a montagem sobre um vidro e colocar uma fonte de luz embaixo.

Aí, é “só” seguir o seu desenho com cola quente. Umas dicas: comece de um canto e vá preenchendo a máscara na diagonal (por exemplo, do canto superior esquerdo ao canto inferior direito). Quando você precisar pular de um local a outro, levante rapidamente a pistola para que o fio de cola afine e se rompa. Não encoste o bico da pistola no tule, deixe-o a um centímetro mais ou menos e vá controlando a cola enquanto ela cai sobre o tecido. Para ter mais controle do fluxo, com a outra mão empurre o cartucho de cola para dentro da pistola, assim você sabe o quanto de cola irá por vez. Preste atenção para que as “argolas” por onde você prenderá o elástico ou fita e o contorno dos olhos fiquem grossos, pois eles precisam ser resistentes.

Fantasia1

Tais fazendo a minha máscara. Eu tinha feito tantas tentativas antes para descobrir como iria funcionar que eu estava exausta! Participação especial do Alê, namorado da Tais, que ficou segurando o celular embaixo da mesa e mexendo-o conforme a Tais precisava.

Depois que a mástica estiver pronta, espere a cola endurecer e corte o tecido em volta da máscara e dentro dos olhos. Não corte dentro dos outros buracos porque justamente é para o tecido dar sustentação ao design! Com a máscara cortada, está na hora de moldá-la ao seu nariz. Para isso, você deve aquecê-la novamente para deixar a cola maleável. Você pode colocar a máscara em água quente, ou despejar água quente sobre ela, ou aquecê-la com secador de cabelo. Aí pressione a máscara contra o seu nariz e segure por um minuto até a cola endurecer novamente (cuidado para não se queimar!). Se você tiver uma máscara de plástico, pode usá-la para moldar o nariz.

Fantasia2

Aí vem a parte mais divertida: a decoração! Use esmaltes para pintar sua máscara como quiser. Eu usei na minha o Bianco Purissimo e depois o Platino (ambos da Risqué) para dar um branco perolado. Depois, com um pincel, passei cola líquida (dessas escolares mesmo) e joguei glitter branco em cima. Para o glitter não ficar saindo, passei por cima um esmalte de cobertura incolor. Finalizei com umas perolinhas que, mesmo sendo adesivas, eu fixei com cola Super Bonder para ter certeza de que não iriam cair.

Aí basta amarrar uma fita ou elástico e a máscara está pronta! Eu optei por uma fita dando dois nós simples e passando Super Bonder nos nós para que eles não soltassem. Não ficou linda? :D

Fantasia final

A máscara está um pouco bege porque eu tirei a foto agora e ela ficou suja por causa da minha base (maquiagem) hahaha.

É isso! Sei que é um pouco complicado, mas dá para fazer e fica tão diferente que vale a pena! Com uma máscara dessas você não precisa de mais nada para arrasar no Carnaval ;)

Se vocês fizerem máscaras dessas, compartilhem nas redes sociais com hashtag:

#CarnavalAcetilcolina

Vou adorar ver as criações de vocês! Ah, e se vocês quiserem os designs que eu mostrei aqui, basta clicarem aqui e fazer o download!

Até a próxima!

PS: agradecimentos especiais à Tais, por toda a ajuda enquanto descobríamos como fazer as máscaras (e toda a ajuda sempre o que essa mulher me aguenta não tá no gibi haha) e à Patrícia e à Taciana por deixarem eu colocar uma foto com as duas lindas aqui! :*

Anúncios

9 ideias sobre “Máscara de cola quente

  1. taisxastre

    Quase chorei i.i obrigada pelo amor correspondido <3
    participação especial da minha mão gordinha ahahha *-* depois vou procurar a minha máscara e tiro foto :D tirando o estresse que a gente passou pra descobrir o papel manteiga, foi bem divertido fazer a máscara, né? A sua ficou linda <3

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta
  2. Pingback: Retrospectiva 2015 | Acetilcolina

  3. Pingback: Máscara de carnaval de maquiagem! | Acetilcolina

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s