Coelhinho da Páscoa de feltro

Oi gente! Tudo bom? A Páscoa está chegando e com ela vem a indignação com os preços dos ovos de chocolate. O que fazer quando você quer presentear as pessoas, mas sem gastar um dinheirão e também sem entupi-las de chocolate, ainda que barato? Que tal dar um coelhinho super fofo, que é fácil e barato de fazer? Hoje vou ensinar como fazer um coelho de lã, para você dar de presente ou decorar a sua casa!

A técnica se chama feltragem (needle felting, em inglês) e eu já comentei sobre quais materiais são necessários e onde consegui-los aqui. Com eles dá pra fazer o que você quiser, e hoje vamos fazer um coelho bem simples. Como é costumeiro desse blog, eu vou mostrar para vocês como a técnica funciona enquanto eu mesmo a aprendo. Essa foi minha primeira vez fazendo feltragem, então vocês sabem que esse coelhinho é algo possível de ser feito mesmo por alguém sem experiência! ;)

Comece separando um pedaço de lã branca. Para fazer isso, basta separar os fios da lã e quando você tiver com um chumaço fino, é só puxar que o pedaço de lã solta do resto.

Coelho1

Depois, enrole a lã, apertando bem. Se ficar um rolinho muito largo, dobre uma ponta sobre a outra, para ficar mais arredondado.

Coelho2

Aí, comece a espetar a lã com a agulha. Isso faz com que a lã se enrosque nela mesma, deixando o formato firme. Primeiro espete o rolinho de qualquer jeito só para ele não abrir, depois comece a girar a lã para que ela vá formando uma esfera. Espete até que ela fique durinha (ainda dá para apertar um pouco, mas ela fica firme). Eu demorei 15 minutos para isso, e comecei tentando usar o protetor de dedo, aí ele me encheu, eu tirei e acabei espetando o dedo duas vezes rs. TOME CUIDADO. Arde espetar o dedo com a agulha e depois o local fica um pouco dolorido. Nada muito ruim, mas vá com calma e sempre gire a lã de modo que seus dedos não fiquem muito perto de onde você está espetando.

Coelho3

Para as orelhas, pegue um pouco de lã e enrole como fez com a cabeça, mas deixe num formato mais alongado mesmo. Espete a lã para ela ficar firme, segurando por um dos lados (e obviamente não espetando essa parte). Para arredondar a ponta, espete a lã na diagonal (cuidado para não espetar seu dedo!), girando a orelha para a ponta ficar redonda. Deixe o lado que você estava segurando com a lã “solta”, mesmo, para depois usá-lo para prender a orelha na cabeça. Meça se a orelha ficou num tamanho bom: se ficar pequena, você pode ir enrolando e espetando mais camadas de lã em volta, para aumentar. Se ficar grande, sinto muito, você terá que fazer de novo (ou aumentar a cabeça). Estando feliz com o tamanho, faça a segunda orelha. Eu achei mais fácil já separar dois pedaços de lã iguais, porque depois que você faz uma orelha você não lembra mais quanto usou para fazê-la e fica mais difícil fazer a segunda orelha do mesmo tamanho.

Coelho4

Pegue uma quantidade bem pequena de lã para fazer o centro das orelhas (lembre-se então de pegar dois pedaços iguais, um para cada orelha). Repita o processo exatamente como fez para as orelhas: enrole, espete e deixe a agulha na diagonal para criar a ponta arredondada. Vá devagar. Quanto menor o que você estiver fazendo, mais chance de você se espetar. Depois, coloque a parte rosa sobre a orelha, deixando que o ponto em que começa o lado solto tanto da orelha quanto do centro rosa estejam alinhados, e espete a parte rosa em cima da orelha.

Coelho5

Para prender as orelhas na cabeça, espalhe a parte solta da lã das orelhas sobre a cabeça e espete para entrelaçar os fios.

Coelho6

O coelhinho está quase pronto! Agora falta só decidir como fazer os olhos. Se você tiver olhinhos de plástico, basta furar a cabeça onde você quer colocá-los. Eu usei uma ferramenta que vem no kit de iniciantes, mas você pode usar a própria agulha (é um pouco mais difícil, por isso recomendo comprar a ferramenta). Como os olhos que eu comprei são um pouco largos demais, eu tive que aumentar o furo com um palito. Aí, passei um pouquinho de cola (comum) e enfiei os olhos na cabeça. Prontinho!

Coelho7

Se você não tiver olhinhos de plástico, você pode fazê-los de lã também. É difícil porque eles têm que ser muito pequenos, e quanto menor mais complicado de espetar. Eu peguei bem pouca lã, e ainda assim os olhos ficaram meio grandes rs. Enrolei a lã numa bolinha e espetei até ficarem firmes. Depois espetei os olhos sobre a cabeça.

Coelho8

Nessa versão resolvi fazer um narizinho, que acabou parecendo uma boquinha feliz haha. Peguei um pouco de lã rosa e fiz como para os olhos. Para ficar mais triangular e não arredondado, espetei bastante dos três lados do triângulo, dando a forma. Aí espetei o nariz/a boca na cabeça.

Coelho9

Também dá para usar aqueles olhinhos móveis, se você preferir. Basta colá-los na cabeça com cola tipo Super Bonder. Fica um coelhinho mais engraçado! Nesse não fiz o centro rosa nas orelhas, para vocês verem como ficaria sem.

Coelho10

E então, qual coelhinho vocês preferem? ^^

Coelho11

Espero que vocês tenham gostado desse tutorial! Esse tipo de artesanato realmente é bem simples, rápido e barato, e te deixa fazer o que você quiser! Espero poder criar outros bicinhos logo :)

Até a próxima!

Anúncios

6 ideias sobre “Coelhinho da Páscoa de feltro

  1. Pingback: Como fazer uma girafa super fofa de feltro! | Acetilcolina

  2. Thalyne

    Muuito fofa essa técnica!
    Procurei os materiais na net e gostaria de saber se aqueles saquinhos que vem com varias cores com 10g cada cor da pra fazer bastante coisa do tamanho desse coelhinho mais ou menos…
    Obrigada e parabéns pelo blog… Também sou cheia de procurar hobbies diferentes..

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta
    1. Nicole Autor do post

      Oi Thalyne, obrigada pelo comentário! Com essa quantidade dá pra fazer muita coisa! ;) Depois que você fizer posta uma foto na página do blog no Facebook, quero muito ver como ficou! :)

      Curtir

      Resposta
  3. PATRICIA

    Nicole,
    Lindo seu blog. Adorei os bichinhos. Mas tenho uma dúvida: ao fazer a feltragem, a lã solta pelinhos ou poeira? Digo porque tenho rinite e fiquei com receio de investir no material e depois não conseguir fazer….
    Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta
    1. Nicole Autor do post

      Oi Patricia! Muito obrigada. De fato ao fazer feltragem a lã solta sim pelinhos. Acho que se sua rinite é muito forte talvez infelizmente essa técnica não faça muito bem a você :(

      Curtir

      Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s