Como baixar Torrent

Oi gente!

A ideia desse post veio de uma amiga que me pediu para ensiná-la a baixar arquivos (principalmente filmes e seriados) por Torrent. E eu vergonhosamente só estou postando isso agora, mas espero que seja útil para ela e para vocês também!

Em primeiro lugar eu provavelmente devo dizer que baixar conteúdo com direitos autorais por Torrent é ilegal. Por isso, faça-o por sua conta e risco, eu não tenho a intenção de estimular ninguém a fazer isso com esse post. Em segundo lugar eu gostaria de dizer que não sou expert em computação (muito longe disso) e por isso provavelmente eu vou usar um monte de termos leigos e possivelmente errados, mas se vocês conseguirem entender como fazer o processo é o que importa para mim! Por fim, é bom saber que baixar coisas da internet sempre deixa seu computador em risco de pegar vírus. Tenha um programa de anti-vírus para proteger seu computador se você quiser baixar arquivos.

Para quem está começando, saiba que baixar um arquivo (ou fazer “download”) significa salvá-lo da internet para o seu computador. A diferença entre baixar Torrent e baixar “normalmente” pela internet é que o Torrent usa um programa que “grava” o seu download. Ou seja, se por algum motivo seu download for interrompido (por exemplo, se a luz cair, ou você precisar desligar seu computador), você pode continuar o download depois a partir de onde parou. Sem o Torrent, se você interromper o download, ele é cancelado, e você tem que começar de novo.

A primeira coisa que você precisa fazer então é conseguir o programa que “grava” os Torrents. Existem vários, mas eu uso o µTorrent, que você pode baixar aqui: www.utorrent.com.

Agora que você tem o programa instalado no seu computador, você pode escolher os arquivos de Torrent que quer baixar. Existem vários sites que disponibilizam os arquivos (de filmes, seriados, música, etc), então você precisa encontrar um para que ele mande o arquivo de Torrent para o µTorrent (o programa) fazer o download. Para encontrar o arquivo que eu quero, eu uso um site chamado TorrentZ, que “caça” os arquivos pelos vários sites de Torrent: https://torrentz.eu.

Eu sei, não deve estar dando para entender nada. Mas calma, respire fundo. :) Eu darei um exemplo. Vamos supor que você queira baixar o filme dos Vingadores, Era de Ultron. Abra o site TorrentZ (clique aqui) e digite na busca “Avengers age of ultron”. É mais fácil achar o filme pelo nome em inglês, então se você não souber, procure no Google “Vingadores era de ultron em inglês”, por exemplo. Depois que você mandar o TorrentZ procurar por “Avengers age of ultron”, ele vai mostrar os vários sites que disponibilizam esse arquivo em torrent.

Torrent2

Selecione um dos links. O mais importante na hora de escolher um link é ver quantos “seeds” em comparação a “peers” o link tem. O Torrent funciona da seguinte maneira: você consegue baixar o arquivo porque tem várias pessoas fazendo upload (o contrário de download, ou seja, elas estão “colocando o arquivo na internet”). Quanto mais pessoas estão fazendo upload, mais rápido você consegue baixar o arquivo. O número de “seeds” (na foto acima, em verde) mostra quantas pessoas estão fazendo upload, então quanto mais alto ele for, melhor. Já o número de “peers” (no caso, em azul) mostra quantas pessoas estão baixando o arquivo, assim como você. Quanto mais gente “competindo” com você pelo arquivo, mais devagar será seu download. Ou seja, você quer que o número de “peers” seja o mais baixo possível. Resumindo:  escolha um link que tenha alto número de “seeds” e baixo número de “peers”. E não se preocupe, você baixar o arquivo não tira o arquivo do computador de outra pessoa!

No nosso caso, vamos clicar no primeiro link mesmo, porque apesar de ele ter 1412 peers, ele tem 6009 seeds. Depois de clicar no link, vai aparecer uma lista de sites de onde você pode conseguir o arquivo:

Torrent3

Você pode escolher qualquer um, apesar de eu geralmente preferir o thepiratebay, monova ou kickasstorrents (pelo costume mesmo). Vamos abrir o link do monova.org:

Torrent4

O complicado de sites onde você faz download é que eles colocam duzentos botões de download, e alguns baixam propaganda ou até vírus ao invés do que você está querendo. É por isso que eu acabo usando os mesmos sites, porque eu me acostumo com onde fica o botão “de verdade”. No geral, você deve procurar pelo botão que diz “download torrent”, “torrent download”, ou “magnet download”. No caso da página que abrimos no Monova, é o botão azul dizendo “download torrent”:

Depois de clicar nesse botão, um arquivo vai ser baixado para o seu computador. Esse arquivo deve ser baixado bem rápido, porque ELE NÃO É O FILME em si. Ele é só um conjunto de “instruções” que vai dizer para o programa no seu computador (µTorrent) como baixar o filme do site (nesse caso, do Monova). Você precisa clicar nesse arquivo que você acabou de baixar, que deve estar na sua pasta de downloads. O arquivo vai ter o final do nome “.torrent”. No nosso caso, ele se chama “MONOVA.ORG Avengers Age of Ultron – (2015) – (720p) – [HDTS] – Makintos13.torrent”.

(Se vocês tiverem dificuldade em encontrar esse arquivo, deixem uma mensagem nos comentários e eu ajudarei.)

Quando você clicar no arquivo, isso fará com o que o µTorrent abra automaticamente, com uma mensagem perguntando se você confirma que quer baixar aquele torrent. (Obs: se aparecer primeiro uma mensagem com duas opções, “deny” ou “allow”, clique em “allow”) Clique em “ok”:

Torrent6

Depois de clicar em ok, o filme começará a ser baixado. Você pode acompanhar como o download está ocorrendo a partir o µTorrent. A partir desse momento, você pode desligar o seu computador e, quando você ligá-lo de novo E ABRIR O µTORRENT, o download continuará de onde tiver parado.

Você pode ver no µTorrent o tamanho do arquivo (Size), a porcentagem do download feito (Done), o status, o número de seeds (bom, deixa o download mais rápido), o número de peers (ruim, deixa o download mais devagar), a velocidade do download (speed com seta para baixo), a velocidade de upload (speed com seta para cima, é o quanto você está colocando na internet para ajudar outros a fazerem download), e o tempo estimado para o término do download (ETA).

Torrent7

Quando o download acabar, você pode pedir para o µTorrent mostrar onde o filme foi salvo no seu computador, clicando com o botão direito do mouse no arquivo e selecionando “show in Finder” (se seu computador for Mac) ou “abrir pasta” (se for Windows)*.

*Meu computador não é Windows e eu não sei exatamente como vai aparecer essa opção, mas deve ser a opção seguinte à de “abrir”/”open”.

Torrent10

Aí você pode salvar o arquivo em outro lugar, se quiser, ou deixá-lo na pasta que o µTorrent cria mesmo.

Se você quiser assistir filmes, pode ser que você queria ter legendas. Eu baixo legendas sem ser por Torrent. O que eu faço é: eu coloco no nome do filme no Google e escrevo depois “legenda em português” ou “english subtitles”. Por exemplo: “Avengers era de ultron legenda portugues”.

torrent8

Aí eu escolho um site e faço o download. Nesse caso, vou clicar no primeiro link porque eu gosto desse site (opensubtitles.org). Aí é só clicar em “baixar” e o arquivo de legenda vai aparecer na sua pasta de downloads. Se ele vier com o final “.zip”, basta clicar duas vezes no arquivo para abrir a pasta onde está a legenda.

torrent9

Para que o filme fique com legenda, basta colocar o arquivo da legenda na mesma pasta em que o filme está e deixá-los com o mesmo nome (por exemplo, nesse caso, você teria que mudar o nome da legenda para “MONOVA.ORG Avengers Age of Ultron – (2015) – (720p) – [HDTS] – Makintos13” ou mudar o nome do filme para “Marvel’s -Avengers- Age of Ultron- – Teaser Trailer (OFFICIAL)”. Não coloque no nome “.torrent” ou “.srt”. Depois, é só clicar duas vezes no filme e ele aparecerá automaticamente legendado!

Agora você já tem o arquivo que quer, mas uma última explicação:

Lembra que eu expliquei que para você baixar um torrent, outras pessoas têm que estar “colocando o torrent na internet” (fazendo upload)? Pois bem: se você deixar o arquivo que você baixou na pasta original em que o µTorrent salva o arquivo, quando você terminar seu download você automaticamente passa a fazer “upload”, ou seja, a ajudar outras pessoas a baixarem o arquivo. Como eu falei, isso não vai tirar o arquivo do seu computador, então não se preocupe.

Fazer upload é legal porque ajuda outros a terem esse arquivo, mas também faz com a sua velocidade de download diminua. Então se você quer baixar mais coisas, pode ser interessante que você não faça upload ao mesmo tempo. Para parar o µTorrent de fazer upload, você pode retirar o arquivo da pasta em que o µTorrent salva, ou selecionar o arquivo dentro do programa e clicar em “stop”.

torrent11

É isso aí! Se vocês tiverem alguma dúvida, podem escrever nos comentários e eu responderei. Me digam se eu consegui ser clara e ajudar vocês!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s