Como fazer uma girafa super fofa de feltro!

Oi gente!

Hoje eu vou ensinar como fazer essa girafinha super fofa por feltragem (needle felting)! Ainda que se precise de um pouco de paciência, é fácil de fazer! :)

Se você nunca tiver feito feltragem e quiser começar com algo mais simples, veja esse post no qual eu mostrei como fazer um coelhinho! ;)

Os materiais necessários para fazer a girafa são: agulha de feltragem, uma esponja, lã de feltro amarela e marrom, dois alfinetes de cabeça preta e cola (se quiser). Nesse post eu falo onde você pode encontrar esses materiais!

girafa1

Vamos começar pela cabeça. Para separar uma quantidade de lã, separe os fios uns dos outros e puxe para cada lado. Depois, dobre a lã ao meio.

girafa2b

Enrole a lã que você dobrou, fazendo um cilindro. Aí dobre ao meio de novo, para ficar mais gordinho. Coloque sobre a espuma e espete repetidamente com a agulha. Isso fará com que a lã dê vários nós em si mesma, deixando um formato firme. Vá rodando a lã para espetá-la de todos os lados, o que fará com que se forme uma esfera.

girafa3b

girafa4

Depois, vamos fazer as orelhas. Separe duas quantidades iguais de lã e faça como para a cabeça: dobre a lã ao meio, e, dessa vez, ao invés de enrolar, dobre ao meio de novo, deixando um pedaço da lã “de fora”. Esse pedaço solto vai ser usado mais para a frente para prender a orelha à cabeça.

girafa5b

Vá espetando a lã para formar a orelha. Concentre-se primeiro em ir rodando a lã para formar um cilindro, depois, espete a lateral na diagonal enquanto roda a lã para arredondar a ponta. Quando estiver satisfeito com o formato, divida em dois a parte solta da lã, coloque sobre a cabeça e espete com a agulha a parte solta, prendendo-a. Obs: é mais fácil fazer as duas orelhas primeiro antes de prender uma delas, assim você consegue comparar melhor o tamanho. Cuidado ao fazer os detalhes pois geralmente é aí que corremos mais risco de nos espetarmos. Vá com calma!

girafa6

Prenda a segunda orelha do mesmo modo, um pouco afastada da primeira. Vai parecer um Mickey! rs

girafa7

Depois disso, vamos fazer os chifres. Para isso, vamos repetir o que fizemos para as orelhas, só que usando lã marrom e em menor quantidade. Separe dois pedaços iguais de lã, dobre ao meio e depois dobre ao meio de novo.

girafa8

Espete a lã como nas orelhas: primeiro fazendo um cilindro, depois arredondando a ponta. Como essa lã é marrom, temos que deixar o mínimo de lã solta possível para prender à cabeça, então corte um pouco de lã se ela estiver muito comprida.

girafa9

Coloque o chifre na cabeça, logo acima da orelha, e espete a agulha bem próximo à base. Para dar mais firmeza, espete no meio, percorrendo todo o chifre até a cabeça, para entrelaçar bem os fios. Preste atenção se você está prendendo num ângulo que é o que você quer. Se ficar torto, espete mais de um lado do que do outro para corrigir.

girafa10

Coloque os olhos simplesmente espetando os alfinetes no lugar. Se quiser, você pode passar cola nos alfinetes para eles não saírem, mas eu não acho necessário. Cuidado para os alfinetes não passarem para o outro lado da cabeça e te espetarem!

girafa11

Para o corpo, faça como fizemos para a cabeça: separe a lã, dobre ao meio, enrole e espete pra ficar firme. Dessa vez, espete mais em cima para o formato ficar cilíndrico e não esférico.

girafa12 girafa13

Agora vamos fazer o pescoço. Pegue um pedaço de lã e dobre ao meio uma vez (sem enrolar). Espete o meio até ficar um cilindro com lã solta dos dois lados. Veja se o comprimento está bom (eu fiz mais ou menos do mesmo comprimento que o corpo).

girafa14

Se você estiver feliz com o comprimento, corte um pouco da lã solta para que quando você a prenda na cabeça e no corpo isso não altere demais o formato. Espete a parte solta para prendê-la. Se quiser que o pescoço fique mais em pé, dê umas espetadas na base do pescoço com as costas, para entortá-lo para cima.

girafa15

girafa16

Faça as patas como as orelhas e os chifres: separe 4 pedaços iguais de lã, dobre ao meio e dobre ao meio novamente. Espete a parte de cima enquanto roda a lã, formando um cilindro, e depois espete a lateral com a agulha na diagonal para arrendondar a ponta.

girafa17

Para deixar as patas mais retas e menos arredondadas, vire a pata para cima e espete algumas vezes na vertical. Depois, separe a lã solta, coloque no corpo e espete para fixar a pata. Preste atenção se o local em que você colocou a pata fica bom tanto vendo a girafa pela lateral quanto pela frente.

girafa18

O rabo é um pouco diferente de se fazer: pegue um pouco de lã e torça. Segure firme na esponja enquanto espeta. Você vai precisar rodar o rabo (hahaha) e espetar várias vezes para mantê-lo firme. Quando estiver, prenda na girafa espetando uma das pontas soltas. Depois, corte em triângulo a ponta do rabo, para ficar soltinho e com uma ponta.

girafa19Não seria uma girafa sem as manchas, né? Para fazê-las, pegue bem pouca lã marrom, coloque onde deseja e espete aos poucos para ir dando o formato. Faça quantas e onde quiser. Cuidado para não passar a agulha para o outro lado e se espetar!

girafa20

É isso! Agora você tem uma girafinha super fofa e simpática! :D

girafa21

Quem aí também gosta de girafas? Experimentem fazer essa, postem uma foto com a hastag #blogacetilcolina e eu colocarei a foto aqui no blog! :)

Até a próxima!

6 ideias sobre “Como fazer uma girafa super fofa de feltro!

  1. Elen Capesi

    Boa tarde. Adorei sua postagem mas não consegui encontrar a loja no elo7 que vende os materiais. Vc sabe me dizer o nome da loja ou me indicar alguma online? Obrigada.

    Curtir

    Resposta
    1. Nicole Autor do post

      Oi Elen! O site da elo7 que eu mencionei vende só os olhos de plástico que eu usei para fazer o coelho, o resto dos materiais eu comprei pessoalmente na loja Feltran, em São Paulo, mas eles têm loja online (deixarei os links abaixo). Para os olhos eu tenho usado alfinetes, como usei para a girafa, e tem funcionado muito bem. Se tiver mais alguma dúvida, me avise!

      Loja Feltran, para os materiais em geral: http://www.feltranlojavirtual.com.br

      Loja de Elo7 para olhos de plástico: http://www.elo7.com.br/olhos-com-trava-10-pares/dp/49E490

      Beijos!

      Curtir

      Resposta

Deixe um comentário!