[Makeup101] Base e pó

Oi gente!

No post de hoje da série de dicas de maquiagem para iniciantes, eu vou começar a falar sobre como maquiar o rosto. Nós já vimos como ajeitar as sobrancelhas, passar máscara para cílios e corretivo; neste post eu vou falar sobre base e pó, e no próximo tutorial de Makeup101 eu falarei de blush e contorno!

Eu me lembro de quando, numa aula de biologia (há muito, muito tempo atrás rs), meu professor passou um vídeo sobre o que atrai o parceiro em diferentes espécies. Quando chegou no ser humano, é claro que eu, adolescente na minha fase de “Bete, a Feia” fiquei toda ouvidos para saber o que (segundo alguma pesquisa qualquer que hoje nem sei se faz sentido) é o fator mais importante para que nós achemos outra pessoa bonita. E eu, pensando que seria o rosto, os olhos, a boca, outras partes do corpo que não cabe citar aqui, fiquei surpresa quando o vídeo disse ser: a pele!

Pode ser que não seja bem verdade que a pele é o que MAIS nos impressiona em outra pessoa, mas com certeza ela tem um papel importante. E é por isso que a base é um item tão essencial na maquiagem: ela uniformiza a pele, deixando-a com menos manchas ou marcas. É como o corretivo, mas para o rosto todo ao invés de uma pequena área.

Em primeiro lugar, é importante estar com a pele hidratada, pois se ela estiver ressecada, a maquiagem vai ficar uma droga. Eu gosto de passar um hidratante no rosto um pouco antes de começar a me maquiar, para dar tempo da pele absorver o produto.

Antes de passar a base em si, é recomendável passar um primer, um produto que vai ajudar a dar uma pré-uniformizada na pele e também fazer a base durar mais tempo. Existem primers para olhos, como eu mostrei no post sobre corretivo, e também primers para o rosto inteiro. Eu gosto de usar o Primer HD da Vult, que é barato e funciona. Pegue bem pouquinho nas costas da mão e espalhe pelo rosto todo (menos na área dos olhos, aí use um primer para olhos mesmo). Passe o mínimo possível para conseguir espalhar, se não esse primer começa a “empelotar” e ficar com uns fiapinhos brancos.

rosto1

Depois passamos a base em si. No post de quarta-feira eu falarei mais sobre como escolher a base certa para você, e quais bases eu já usei e recomendo. Atualmente eu tenho usado a Matchmaster da MAC, que é uma base líquida. Existem vários tipos de base (líquida, em pó, em bastão) e vários jeitos de aplicar cada uma (com os dedos, com diversos tipos de pincéis, com esponja…). Como sempre, eu vou mostrar o que eu, ao longo dos anos, achei ser o melhor jeito na minha opinião. O que eu faço é colocar um pouco de base nas costas da mão, e, com um pincel de base (que é chato e tem a ponta arredondada), eu pego um pouco do produto e espalho no rosto, como se estivesse pintando um quadro. Esse pincel é o W-103 da Macrilan, marca que tem ótimo custo-benefício e que você encontra na Liberdade (entre outros lugares).

rosto2

Em regiões difíceis de espalhar com o pincel (como em volta do nariz), eu uso os dedos mesmo. Eu também passo um pouco de base descendo o pescoço e nas orelhas, para que haja uma transição entre a pele com base e a pele sem. Se você passar só no rosto em si, pode parecer que você está usando uma máscara! Eu também passo base abaixo dos olhos e sobre as pálpebras. Pode ser que isso seja suficiente para você não ter que passar corretivo nas olheiras, mas se você precisar, você pode passar o corretivo ou por baixo ou por cima da base (neste post eu não usei corretivo).

rosto3

Para espalhar bem a base e não ficar com marcas de pincel, eu uso um pincel Kabuki chato (“Kabuki” é um tipo de pincel que tem uma cerda escura embaixo e uma clara em cima), sem produto nenhum, e faço movimentos circulares pelo rosto todo, pescoço e orelhas. O pincel que eu uso é o 187 da Mac, que é um pincel excelente (e caro), mas você pode usar versões mais baratas. Na verdade, você pode usar apenas o Kabuki para passar a base, ou apenas o pincel chato, mas eu gosto dessa técnica porque acho que o pincel de base dá mais precisão na hora de passar o produto e usar o Kabuki em seguida deixa a base o mais uniforme possível.

rosto4

Para finalizar, eu gosto de colocar as mãos levemente sobre o rosto e deixá-las por alguns segundos, para o calor das mãos “derreter” a base e ficar ainda mais natural. E lembram que eu falei que coloco a base nas costas da mão? É sempre bom tentar lembrar de limpar a mão com removedor de maquiagem, para não sair com um pedaço de uma mão cheio de base haha.

rosto5

Como eu uso uma base líquida, é bom passar por cima um pó, que vai “segurar” a base no lugar, fazer a maquiagem durar mais tempo e também tirar o brilho excessivo da pele (“matificar” a pele), fazendo com ela pareça menos oleosa. O pó que eu uso é o mesmo que eu mostrei no post de corretivo: o pó compacto Pure Makeup da Maybelline. Para passá-lo no rosto todo, eu uso um pincel de pó, que é bem largo e “fofo”, com muitas cerdas. Um pincel de pó pode ter um cabo comprido, ao contrário do meu, que também é da Macrilan.

rosto6

E é isso! A pele fica muito mais homogênea, sem manchas e sem brilho excessivo. Se a base precisar de uma ajuda extra para cobrir alguma coisa, basta aplicar corretivo no local (antes ou depois de passar a base) e passar o pó no fim, sobre tudo.

rosto8

O problema da base é que ela uniformiza tanto a pele que a aparência fica meio “chapada”. É por isso que se usa blush, para dar uma corada nas bochechas, e contorno e iluminação, para criar pontos de sombra e luz e tornar o rosto “mais 3D”. Essas técnicas serão o tema do próximo tutorial de Makeup101! E nessa quarta-feira eu falarei mais sobre bases e pós, e como escolher os seus. Fiquem ligados! :)

Ah! Se vocês tiverem gostado do penteado que eu estou usando nesse post, vocês podem aprender como fazê-lo clicando aqui! E para conseguir camisetas super legais como a que eu estou usando, basta clicar nesse post aqui!

rosto9

E vocês, como vocês gostam de passar base? Que tipo de base vocês usam?

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s