[Review] Bases e pós

Oi gente!

Na segunda-feira eu mostrei como eu gosto de passar base e pó. Hoje vou falar mais sobre os produtos que eu já testei e como você pode escolher os seus!

Dentre todos os produtos de maquiagem, acredito que o mais difícil de se comprar seja a base, pois ela tem que ser o mais próxima possível do seu tom de pele. E tom de pele é um negócio muito complexo! Além de ter o “primeiro” tom, de pele bem clara a diversos tons de pele negra, ainda há o “sub-tom”, que pode ser mais “frio” ou mais “quente”. Já reparou que tem pessoas que têm a pele mais “rosa”, enquanto outras têm a pele mais “amarela”? Pode ser que elas tenham a pele igualmente clara/escura, mas o sub-tom é diferente. Pois bem, tudo isso faz diferença na hora de conseguir uma base que seja da mesma cor que sua pele.

O único jeito de encontrar a base ideal é respirar fundo e testar. Com o tempo você vai começar a perceber que algumas marcas tendem a ter cores que batem melhor com o seu rosto. No meu caso, por exemplo, eu tenho a pele de clara para média, e amarelada. O sub-tom amarelo faz com que seja muito difícil eu encontrar bases no Brasil, porque me parece que a maioria puxa para o rosa, e aí mesmo que a base seja tão clara quanto a minha pele, o tom não bate. Eu descobri que a MAC tem bases mais amarelas, e por isso eu acabo comprando muitos dos produtos de pele lá (para desgosto do meu bolso, hahaha).

Um bom jeito de testar o tom da base é passar o produto próximo ao seu maxilar, que é uma área em que se costuma ter menos manchas (que poderiam interferir no seu julgamento da cor). Não adianta testar na mão ou em qualquer outro lugar do corpo, porque a base vai no seu rosto, então é lá que tem que ficar bom!

base2

A mesma dica que eu dei para o corretivo também se aplica aqui: vale a pena sair da loja e ver como a base “reage” a diferentes tipos de iluminação. As lojas (principalmente de shopping) às vezes tem luzes muito fortes, que acabam escondendo que o tom não está batendo direito.

Além da cor, existem outras variáveis na hora de se escolher uma base: a forma, a cobertura e o acabamento. Existem bases líquidas, em bastão e em pó (se eu esqueci alguma me avisem nos comentários!), cada uma com suas características diferentes e que variam de marca para marca. Algumas são melhores para quem tem pele seca (principalmente as líquidas), outras para quem tem pele oleosa (como as em pó). Bases em bastão podem ser mais fáceis de aplicar, enquanto as em pó podem causar um desastre se você pretende levá-las na bolsa. Depende muito do que você está procurando!

A cobertura, ou seja, o quanto a base consegue cobrir imperfeições, também varia. Assim como corretivos, quanto maior a cobertura, menos natural será o efeito. Você pode querer ter bases com diferentes coberturas para diferentes ocasiões, como uma mais “leve” para o dia a dia e uma mais “reboco” (rs) para festas.

Bases também podem dar acabamentos diferentes: elas podem deixar a pele mais opaca ou mais brilhante, ou até “acetinada” (no meio do caminho). Quem tem a pele muito oleosa pode preferir bases mais opacas; quem pretende sair em fotos com flash pode também preferir não usar bases muito brilhantes.

As opções de bases são infinitas, os preços também variam muito, e por isso só você pode dizer o que é melhor para você. Por isso agarre aquela sua amiga que tem paciência para fazer compras (né, Tais? :b), saia à caça e seja firme com aquele vendedor chato que quer te empurrar o produto dele de qualquer jeito. Mantenha em mente que a base é um produto que vale a pena investir um pouco mais de dinheiro para ter maior qualidade.

Faz relativamente pouco tempo que outro tipo de base foi lançado no mercado: os BB Creams. Eles são bases mais leves (com pouca cobertura e acabamento mais natural) que geralmente têm outros componentes além da tintura, como hidratante e protetor solar. Eles costumam ser uma ótima opção para o dia a dia, por serem mais baratos, mais naturais e diminuirem o tempo que você leva para se arrumar já que são “várias coisas” em 1 e geralmente você aplica com os dedos mesmo.

Como eu disse, infelizmente para o meu bolso a MAC é uma empresa cujos tons caem bem em mim, por isso eu tenho o BB Cream e a base Matchmaster deles.

Quanto a pó, eles também podem dar acabamentos diversos para a sua pele, de opaco a brilhante. Os pós podem ser translúcidos (sem cor) ou ter tonalidade, e aí você também terá que procurar um que fique bem em você (mas não é tão restritivo quanto a base). Quem tem muitas manchas pode preferir pós com tonalidade para ajudar a base a encobrir imperfeições.

Pós também vêm em diversos formatos, podendo ser compactos (“pressionados”, sem pó solto) ou mais soltos. Depende de você ver o que você prefere! Eu usei por muito tempo um pó compacto da Tracta, e hoje uso o pó compacto Pure Makeup da Maybelline. Sinceramente, eu não sou do time “pó é a coisa mais importante do mundo”, então eu uso qualquer um haha.

Quais bases e pós vocês são seus preferidos? Quais vocês não gostam?

Anúncios

4 ideias sobre “[Review] Bases e pós

  1. najarasantos

    Excelente revil eu concordo com você , qiando fala com relação à iluminação .
    Pois na maioria das vezes compramos base confiando que é a certa .
    E quando chagamos em casa buuuuu jkkkkk a cor é errada isso acontece com muitas pessoas inclusive eu ja passei por isso diversas vezes …

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s