[Makeup101] Blush, contorno e iluminação

Oi gente!

No último post de maquiagem para iniciantes, eu falei sobre como passar base e pó. Hoje nós vamos finalizar a maquiagem do rosto falando de blush e contorno!

Como eu comentei anteriormente, o problema da base é que ela uniformiza tão bem a pele, que ela fica “chapada”. Ao cobrir as imperfeições da nossa pele nós acabamos também cobrindo tons naturais, como o rosado das bochechas, e por isso nós o recriamos com blush. Sim, parece meio estúpido pensar em cobrir a pele para depois ter que criar o que naturalmente está lá, mas é o preço que se paga para esconder manchas e outras características da nossa pele que não nos agradam.

Para devolver o corado saudável das bochechas, usa-se blush. O blush vem em várias formas, e eu falarei mais sobre isso no post de quarta-feira. O que eu uso é em pó, e eu gosto de usar um pincel para blush chanfrado (com a ponta em diagonal) para aplicá-lo. Esse meu pincel é da marca Marco Boni, que é uma marca “genérica” e mais barata, e o blush que eu tenho usado no dia a dia também é um blush simples, chamado instant cheek bones da Covergirl (comprei numa farmácia nos EUA). Ele é um rosinha claro sem brilho. Eu pego um pouco do produto com o pincel e passo nas maçãs do rosto, fazendo um arco da bochecha em direção à têmpora.

rosto10

Blush é uma das coisas de maquiagem que mais pode dar errado: você não quer passar demais e parecer que vai numa festa junina, ou que levou um tapa na cara! Por isso, vá com calma: pegue pouco produto e aplique mais aos poucos se achar necessário.

Se você quiser, você pode parar por aí: base, pó e blush são suficientes para um rosto impecável na minha opinião, e é o que eu costumo usar. Mas, se você quiser “modelar” ainda mais o seu rosto, você pode fazer contorno e iluminação, que consiste em aplicar produtos mais escuros que sua pele (para criar sombras) e mais claros (para criar focos de luz). O contorno serve para dar mais dimensão ao seu rosto, e você pode usá-lo para deixar seu rosto mais fino, mais anguloso… Criando sombras e luz você pode gerar uma ilusão de ótica que pode mudar bastante o formato do seu rosto.

Serei sincera: eu não sou muito fã de fazer contorno e iluminação em mim mesma, então não saberei ensinar “aquele” contorno “fera”. O que eu costumo fazer é usar um pouco de bronzer (um pó um pouco mais escuro que sua pele) e, com o mesmo pincel que eu uso para blush (dando umas batidinhas na mão antes para tirar o excesso de blush), aplicar nas minhas bochechas, entre o maxilar e a maçã do rosto. Isso cria uma sombra abaixo das maçãs e faz seu rosto parecer mais fino, o que às vezes eu quero, já que meu rosto é bem arrendondado e o fato de eu ser tão bochechuda faz com que eu pareça ter 12 anos (rs). O bronzer que eu costumo usar é o Bronzito da Quem Disse, Berenice? ou o Soleil da Vult. O da Vult tem brilho e eu não gosto muito disso, por isso uso mais o da QDB?.

Como eu disse, com o pincel chanfrado que eu uso para blush, eu pego um pouco do bronzer e dou batidinhas no rosto, começando perto da orelha e indo em direção à boca (parando a uns 2 dedos da boca). Um jeito fácil de saber onde aplicar é fazer careca como um peixe, sugando as bochechas (rs), o que fará com que a parte abaixo da maçã do rosto afunde, e é lá que se deve passar o bronzer. Depois, sem pegar mais produto, eu faço movimentos circulares por cima de onde eu apliquei o bronzer, para espalhar. Também prefira colocar mais bronzer aos poucos, para não correr o risco de ficar demais. Por fim, eu uso o pincel de pó e faço mais movimentos circulares na bochecha, para o bronzer e o blush ficarem bem naturais.

rosto11

Você também pode passar bronzer abaixo do maxilar, para deixar o rosto mais anguloso, e nas têmporas. Se você quiser afinar seu nariz, pode passar nas laterais também (eu não costumo fazer isso).

rosto12

Agora que você criou as sombras, é hora de criar os focos de luz. Para isso se usa um iluminador, que pode ser em pó, em creme ou até em lápis. O que eu uso é o lado iluminador do Soleil da Vult, e o mesmo pincel chanfrado de blush (olha só que economia: um post com 3 técnicas e só 1 pincel! haha). Você deve passar o iluminador acima das maçãs do rosto (bem onde tem o osso abaixo dos olhos), um pouquinho na testa, no nariz e no queixo. Passar iluminador acima do lábio superior, no centro, fará seus lábios parecerem mais cheios. Alguém aí sabe me ensinar como falar essa parte em português (rs)? Em inglês se chama “Cupid’s bow”, mas eu não acho que em português seja o “arco do Cupido”…

rosto13

E pronto! Sua maquiagem de rosto está completa. Existem técnicas mais complexas de contorno, e se vocês quiserem aprender, eu recomendo esse vídeo da Mari Santarem.

Abaixo vocês podem ver a comparação da minha magnífica pessoa sem maquiagem, com base + pó, com base + pó + blush + contorno e com tudo isso e mais a sobrancelha feita e rímel.

rosto14

E vocês, gostam de contornar bastante o rosto? Ou só blush está de bom tamanho?

Quarta-feira falarei mais sobre os produtos de blush e bronzer que eu uso!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s