Decoração de Natal: tradições alemãs

Oi gente!

Finalmente é dezembro, minha época favorita do ano! Nesse mês farei vários posts de Natal e Ano Novo. Mas se vocês estão cansados das mesmas decorações de Natal todo ano, hoje eu vou falar de 3 tradições alemãs de decoração/comemoração que vocês podem fazer também para tornar essa época mais interessante!

Como minha mãe estudou alemão, minha família acabou tendo bastante contato com essa cultura, e por isso nós incorporamos algumas tradições alemãs, algumas delas relacionadas à comemoração do Natal.

A primeira delas é o Calendário do Advento (em alemão Adventskalendar). Ele é uma contagem regressiva do dia 1º de dezembro ao dia 24. Há vários formatos: o tradicional é de papel, com desenhos bonitos, e a cada dia que passa você abre uma “janelinha” que revela outro desenho dentro. Outro formato comum (que inclusive vende pronto em lojas) tem um chocolatezinho para cada dia que passa. Há também calendários maiores, com um saquinho ou caixinha para cada dia, em que você pode colocar doces ou presentinhos. Geralmente no dia 24 há um desenho mais bonito, ou um presente melhor. As crianças adoram, e eu também haha! O Calendário do Advento é algo que pode ser encontrado em outros países da Europa também, não só na Alemanha.

ad2

Meu calendário do advento foi minha mãe que me deu, e é desses de papel. Muito lindo!

ad1

Outra tradição, que parece ser mais específica alemã (ao menos não tem aqui na Inglaterra) é a Coroa do Advento (Adventskranz em alemão). Ela é uma coroa parecida com aquelas que penduramos na porta de casa, mas ela tem lugar para colocar 4 velas. Cada vela representa um domingo antes do Natal, então também é uma espécie de contagem regressiva. Quando faltam 4 domingos para o Natal, você acende a primeira vela, e deixa as outras três apagadas. No domingo seguinte você acende a primeira vela e a segunda, e assim por diante, até que no domingo anterior ao Natal as 4 velas estejam acesas. Esse ano, o primeiro “Domingo do Advento” foi domingo passado, dia 29.11, em que acendemos a primeira vela. Domingo que vem, dia 6.12, acenderemos a primeira e a segunda. Dia 13 acenderemos 3 velas e dia 20, que é o domingo antes do Natal, acenderemos as quatro. O momento de acender as velas pode ser deixado ainda mais especial se a família se reunir, cantar músicas natalinas, ler um livro ou fizer uma prece, se for religiosa.

ad3

Minha coroa do advento tem velas de LED porque o apartamento que eu alugo não permite que se acenda velas :(

 

A última tradição que eu conheço é a do Dia de São Nicolau (Nikolaustag). Tradicionalmente, o dia em que se recebe presentes na Alemanha é a madrugada do dia 6 de dezembro ao dia 7. As crianças penduram meias de Natal (geralmente próximas da lareira, mas pode ser em qualquer lugar da casa) e o São Nicolau vem de madrugada e deixa presentinhos ou principalmente doces dentro das meias. Crianças mal comportadas recebem carvão ou um ramo de azevinho! É claro que hoje em dia também se comemora o Natal no dia 25, então muitas vezes se ganha chocolates dia 6 de dezembro. Mais uma desculpa para ganhar doces, e as meias dão um charme na decoração!

ad5

E aí, vocês conheciam essas tradições? Seguem alguma delas? Eu acho super legal incorporar aspectos de outras culturas na comemoração do Natal. Acho que deixa tudo mais rico!

Até a próxima!

Anúncios

3 ideias sobre “Decoração de Natal: tradições alemãs

  1. Pingback: [Review] Um Hino de Natal | Acetilcolina

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s