Biscoitos de Natal (manteiga e lima)

Oi gente!

Uma das coisas que eu adoro fazer na época de Natal são biscoitos! Hoje vou mostrar para vocês como fiz esses biscoitos amanteigados com lima, e também dar dicas para quem, como eu, não tem batedeira e alguns outros utensílios de cozinha haha.

Ingredientes

Biscoitos:

  • ¾ xícara de manteiga (tire da geladeira no dia anterior)
  • ¾ xícara de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de suco de lima (ou limão, se preferir – limão deixa o biscoito mais azedo)
  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento
  • ¼ colher de chá de sal

Cobertura:

  • 1 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de suco de lima (ou limão)
  • 2 a 3 colheres de sopa de água

Modo de preparo

Numa tigela grande, bata a manteiga e o açúcar refinado até ficar um creme. Se você não tiver batedeira, pode usar um garfo ou uma colher e bater no braço (sim, cansa, mas é possível. Lembre-se de deixar a manteiga para fora da geladeira, para ela amolecer).

Em seguida, bata/misture o ovo e as 2 colheres de suco (em velocidade baixa, se estiver usando batedeira). bis1

Bata/misture a farinha, o fermento e o sal, adicionando aos poucos, principalmente se estiver batendo na mão. Quando a mistura ficar muito difícil de bater sem batederia, misture com as mãos.

bis2

Divida a massa em 4 partes, embrulhe-as em plástico filme e deixe-as na geladeira por 30 minutos, para endurecer um pouco a manteiga. Aqueça o forno a 180ºC. Retire uma parte de massa por vez, cubra a bancada com farinha e  espalhe a massa até estar com cerca de meio centímetro de espessura. Se você não tiver rolo de macarrão, pode usar o rolo de plástico filme (depois retire a camada externa de plástico, que ficará engurdurada, e jogue fora).

Corte no formato desejado e coloque os biscoitos numa assadeira untada, a cerca de 1 cm pelo menos um do outro. Ao invés de untar, eu usei um papel especial que vende aqui na Europa que pode ir ao forno e impede que os biscoitos grudem na assadeira. Asse por 10 a 12 minutos, ou até as bordas ficarem douradas.

bis3bis4

Deixe os biscoitos esfriarem fora da assadeira por 10 a 15 minutos antes de passar a cobertura. Numa tigela média, misture o açúcar de confeiteiro, as 3 colheres de sopa de suco de lima e o suficiente de água para formar uma fina cobertura. Pinte os biscoitos (se não tiver pincel, use a parte de trás de uma colher de chá) e deixe-os secar por pelo menos 30 minutos. Decore como preferir!

bis5

bis6

Uma última dica, que aprendi com uma alemã: para os biscoitos não ficarem duros com o tempo, guarde-os numa lata ou outro recipiente fechado, com um pedaço de pão dentro. Não me perguntem que tipo de mágica acontece haha, mas o pão perde a água e deixa os biscoitos molhadinhos! O pão, por sua vez, é quem fica duro que nem pedra rs.

E vocês, vão assar algo divertido nesse Natal? Se tiverem alguma receita bacana, deixem nos comentários! :)

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s