[Makeup101] Dicas para se sentir confortável usando maquiagem

Oi gente!

Esses dias vi no YouTube um vídeo da Glam & Gore dando dicas para quem está começando a usar maquiagem, e achei muito legal. Resolvi compartilhá-lo com vocês e também dar as dicas em português, para quem não entende muito inglês!

Ela passa uma boa parte do vídeo falando (justamente) sobre como usar maquiagem é algo que deve ser escolha SUA: faça isso por você, se você gosta, nunca porque outra pessoa te criticou por não usar. Aliás, esse conselho vale para tudo na vida! :) Este post e o vídeo da Glam & Gore também não têm a intenção de dizer que todo mundo tem que gostar de maquiagem; eles foram feitos para pessoas que, assim como nós, têm interesse pelo assunto.

Se você tem interesse em experimentar o mundo da maquiagem (mesmo que seja para depois decidir que não é mesmo a sua praia), pode ser bem assustadora a quantidade de informação e produtos a respeito. Por isso, a Glam & Gore deu dicas para ajudar quem está começando a se sentir mais confortável usando maquiagem. Abaixo segue o vídeo para aqueles que querem ver em inglês, e depois eu dou as dicas traduzidas ;).

As dicas da Glam & Gore, que eu acho excelentes, são:

Comece praticando em casa.

Assim, você pode treinar as técnicas até se sentir seguro de que gosta dos resultados. Além disso, você pode testar produtos e ver como eles se comportam na sua pele: muitas bases mudam ligeiramente de tom com o tempo, batons podem ficar meio rachados, sombras podem marcar as linhas das pálpebras… Enfim, usar maquiagem e ficar em casa é uma boa ideia mesmo para quem tem experiência e quer saber se um produto dá certo em você ao invés de descobrir na rua que ele fica horrível depois de um tempo. #truestory Testando em casa você não vai ficar se preocupando quando for passear se sua maquiagem está ok.

Cuide da sua pele.

Eu sempre falo sobre isso aqui no blog: sua pele é a “tela” de pintura, e se ela não estiver bem, vai ser mais difícil deixar a maquiagem bonita. Eu sei que cuidar da pele é algo que é muito mais complicado para algumas pessoas do que outras, mas ao menos beber água, lavar o rosto e usar hidratante são coisas básicas que ajudam, mesmo que um pouco. Também lembre-se de remover bem qualquer maquiagem, para não entupir os poros ou danificar a pele. Quanto melhor estiver sua pele, mais fácil vai ser aplicar a maquiagem, e mais confiante você ficará.

Comece usando quantidades graduais de maquiagem.

Qualquer um que começa a usar maquiagem tem medo de todo mundo tirar sarro que você parece outra pessoa. A verdade é que, assim como você tem que se acostumar aos poucos com esse novo hábito, aqueles que te vêem com freqüência também precisam se acostumar. O melhor jeito é começar com um produto só e ir aos poucos inserindo outros na sua rotina.  Você pode por exemplo começar com um gloss, depois de uns dias usar também máscara para cílios, e assim por diante. Isso também vai te ajudar a ter mais confiança do que se da noite pro dia você começar a usar maquiagem completa! E você também nunca precisa chegar nesse ponto, use o tanto de maquiagem que você quiser.

Experimente vários estilos.

Pode ser que você acha que tem um estilo x, mas ao testar outros encontre um que realmente combina com quem você é. Não se sinta desencorajado se o primeiro estilo que você testou não te “caiu bem”. Tente outras coisas: tente maquiagem natural, tente dramática, tente colorida, tente gótica… Experimente e divirta-se! Você vai se sentir mais confortável quando encontrar estilos que te representam.

Lembre-se que se maquiar deve ser algo divertido, positivo e que você deve fazer porque VOCÊ quer.

Ninguém PRECISA de maquiagem: você não precisa de maquiagem para impressionar alguém, nem pra se encaixar num grupo, nem para ter mais auto-estima! Você deve usar maquiagem porque você QUER. Se você está fazendo isso porque você gosta, você vai se sentir mais confortável. E desde que você esteja fazendo algo que te faça bem e que não prejudique ninguém, ninguém tem o direito de te dizer que você não pode fazer isso. Sempre vai ter quem nos critique: vai ter quem nos critique por não usar maquiagem, vai ter quem nos critique por usar maquiagem, vai ter quem nos critique pelo estilo de maquiagem que usamos. Essas pessoas negativas infelizmente precisam rebaixar os outros para se sentirem mais confiantes. Não dê ouvidos a elas! Seja quem você quer ser, mude quem você é quando quiser, faça o que te faz feliz desde que isso não prejudique ninguém. :)

Espero que essas dicas inspirem aqueles que querem começar a experimentar o mundo da maquiagem. Lembrem-se que qualquer dúvida ou ajuda que vocês precisem, eu estou sempre disponível para dar uma mão! :)

Até a próxima!

Anúncios

2 ideias sobre “[Makeup101] Dicas para se sentir confortável usando maquiagem

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s