[Makeup101] Sombra estilo básico

Oi gente!

Nessa série de maquiagem para iniciantes eu já falei sobre sobrancelhas, corretivo, máscara para cílios, base, blush, contorno e iluminação e também dei dicas para se sentir confortável usando maquiagem (clique aqui para ver todos). Finalmente chegamos à sombra, que é minha parte favorita da maquiagem porque para mim é a que dá mais asas para a criatividade!

Hoje vou mostrar a técnica mais comum para se passar sombra, mas como eu falei, dá para criar bastante coisa diferente com ela. No próximo post da série eu ensinarei como fazer um olho “esfumado”, usando a mesma técnica que eu mostrarei aqui, mas com mais cores.

Para esse post ficar mais claro, vamos primeiro entender os nomes comumente dados para cada parte do nosso olho:

sombra1detail1

Agora vamos ver que tipo de sombra se costuma passar onde. O primeiro passo, antes de passar qualquer sombra, é usar um primer. Assim como o primer de rosto, o primer de olhos (são dois tipos diferentes) ajuda a maquiagem a durar mais tempo, e também faz com que as cores das sombras fiquem mais destacadas. O primer que eu costumo usar e o Urban Decay Eyeshadow Primer Potion. Pegue uma gotinha pequena e espalhe por toda a região dos olhos, dos cílios à sobrancelha. Se for passar algum produto abaixo dos olhos (como corretivo), aplique lá também.

sombra2

É claro que, se você quiser, você pode simplesmente passar uma sombra de uma cor na pálpebra móvel e pronto. Mas usando mais de uma sombra você consegue dar mais profundidade aos olhos, deixando eles mais bonitos. Em resumo, você usa uma sombra escura no côncavo, principalmente no canto externo do olho; uma sombra de tom médio na pálpebra móvel e uma sombra clara no canto interno do olho e abaixo da sobrancelha.

O mais fácil de se fazer é escolher 3 tons da mesma cor: aqui eu escolhi 3 tons de marrom, o Snakebite, o Suspect e o Bootycall da paleta Naked 2 da Urban Decay. Para uma maquiagem bem natural, escolha cores mate (foscas), e não com brilho. Outra boa opção é usar a sombra mais escura fosca, e as outras duas com brilho. Mas pode usar todas com brilho se você quiser, como eu fiz aqui!

Você também vai precisar de 2 ou 3 tipos de pincéis: um pincel de esfumar (tem bastantes cerdas e é macio), um pincel de sombra (é achatado e mais durinho) e, se quiser, um pincel lápis (tem uma forma de ponta). Os mais essenciais são o pincel de esfumar e o de sombra. Eu escolhi usar o pincel esfumador da Quem Disse, Berenice?, o pincel de sombra nº7 da Klass Vough e o pincel lápis da Ariana. A Klass Vough e a Ariana são marcas baratas que você encontra na Liberdade, já a Quem Disse, Berenice? você escontra em shoppings e é um pouco mais cara, mas tem um bom custo-benefício.

sombra3

Eu gosto de começar passando a sombra escura, pois acho que é mais fácil de esfumar. Esfumar significa espalhar a sombra para que se crie um degradê entre a parte sem sombra e a parte com, sem ficar uma linha definida delimitando onde você passou. Para a sombra escura, use o pincel de esfumar: ele vai espalhar bem a sombra, criando um look mais natural. Pegue a sombra, dê batidinhas com o pincel ou assopre-o para tirar o excesso (isso evita que caia sombra nas suas bochechas enquanto você aplica), e coloque-o no côncavo, no canto externo do olho. Aí, arraste-o para frente e para trás, indo do canto externo para o interno, mas parando um pouco antes do canto interno. Com isso você está criando uma sombra, acentuando a parte mais funda do olho para dar mais dimensão.

sombra4

sombra5

É importante fazer cada passo num olho e logo depois no outro, pois a maquiagem pode ficar complexa e se você fizer todos os passos num olho primeiro, pode se esquecer de algum quando for fazer o outro, e aí os olhos ficarão diferentes!

Depois, pegue com o pincel de sombra a cor intermediária. Tire o excesso e aplique dando batidinhas na pálpebra móvel. De preferência, não arraste o pincel, vá pressionando-o em cada ponto, assim a cor ficará mais acentuada. Provavelmente você vai colocar um pouco em cima da sombra escura que passou no canto externo do olho: isso é bom, pois ajudará a mesclar as cores.

sombra6

Por fim, use o pincel lápis, um pincel de sombra ou até seu dedo para pegar a sombra mais clara e aplicá-la na viradinha do canto interno do olho, fazendo um “C”. Isso iluminará seu olhar, dando uma aparência mais alegre e alerta. Novamente, é bom passar um pouco por cima da cor média que está na pálpebra móvel, para mesclar as cores.

sombra7

Você também pode aplicar a sombra mais clara abaixo da sobrancelha, entre ela e o côncavo, para iluminar essa região também. Use ou um pincel de esfumar ou um pincel de sombra, espalhando a sombra para frente e para trás. Dependendo da cor usada, você pode repetir o mesmo pincel, basta limpá-lo passando-o de leve num pedaço de papel higiênico. Mas é claro que se você usou uma sombra preta, vai ter que lavar o pincel antes de usá-lo para passar uma sombra clara. ;)

sombra8

É isso! Finalize passando uma máscara para cílios e preenchendo as sobrancelhas para um look simples, mas bonito. Sombras de tons neutros são ótimas para complementarem um batom vibrante. ;)

sombra10sombra9

No próximo post da série eu mostrarei como criar um look mais elaborado: o famoso olho “esfumado”. :)

Aproveitem para ver alguns looks que eu já mostrei no blog como fazer: Marina and the Diamonds, Halloween, Sakura e Mary Poppins!

Até a próxima!

Anúncios

4 ideias sobre “[Makeup101] Sombra estilo básico

  1. Letícia

    Adorei a make! :)))
    Eu quase não usava sombras, mas hoje em dia eu estou gostando bastante. Adquiri uma paleta da Naked e amo! 💛 gostei do esfumado que fez com tons mais básicos, são os que sempre acabo usando hahha
    Beijo!

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta
  2. Pingback: [Review] Sombras | Acetilcolina

  3. Pingback: [Makeup101] Olhos esfumados | Acetilcolina

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s