Tradição alemã: pintando ovos (de verdade!) para a Páscoa

Oi gente!

A páscoa está chegando, e agora que eu (sobre)vivi o inverno europeu estou ainda mais animada porque com ela vem a primavera, e eu mal posso esperar para tudo se tornar mais colorido e alegre. Para já ajudar nesse sentido, hoje vou mostrar para vocês como decorar a casa com ovos de verdade, pintados por você! É muito divertido e barato de fazer!

Essa é mais uma das tradições alemãs que minha família conhece graças ao fato de minha mãe ter estudado alemão na faculdade (apesar de a gente não ter nenhuma ascendência alemã! rs). Ela é super divertida de fazer, especialmente com crianças! Você vai precisar apenas de:

  • Ovos: geralmente se usa de galinha, mas você pode usar de pato, ganso, o que você quiser! Idealmente, compre ovos de casca branca. Aqui onde eu moro eu só encontro ovos de casca marrom, então teve que ser esses mesmo.
  • Algo pontudo para furar os ovos: preferencialmente algo meio larguinho, não só uma agulha. Pode ser a ponta de uma tesoura!
  • Tinta, pincéis, glitter, o que você quiser para decorar os ovos: pelo que eu testei, tinta acrílica funciona bem (a única tinta acrílica que eu tinha era a cobre, então vocês podem ver como as outras cores não ficaram tão boas).
  • Cordão ou fita: algo que você vá passar pelos ovos, para pendurá-los. É mais fácil quando o cordão é meio durinho, já que você tem que passá-lo pelo meio do ovo.
  • Tijela: onde você vai despejar a clara e a gema.

Eu não sei se esse é exatamente o jeito que os alemães fazem, mas é como eu me lembro, e deu certo. A primeira coisa que você vai fazer é, com bastante cuidado, pegar a tesoura e dar leves batidinhas na parte de baixo do ovo, até fazer um furinho pequeno. Deixe o furo o menor possível por enquanto. Se você estiver fazendo essa decoração com crianças, pode ser melhor que você fure os ovos.

Aí, vire o ovo, deixando-o em cima da tijela. Como o furo embaixo ainda está pequeno, não deve vazar o conteúdo ainda, mas só para garantir deixe a tijela embaixo. Faça um furo na parte de cima do ovo, e agora você pode ir dando batidinhas nas bordas do furo para ele ficar maior. Ele precisa ter no mínimo tamanho suficiente para você passar o cordão por ele depois.

Vire o ovo de novo e aumente o furo da parte de baixo. Cuidado para ele não ficar muito largo: o ovo vai ser segurado no cordão por um nó, então o furo de baixo não pode ser tão grande a ponto do nó passar por ele.

É claro que você pode fazer o primeiro furo já grande, virar o ovo e fazer o furo do outro lado, mas eu achei mais fácil fazer o segundo furo quando ainda não estava saindo um monde de clara pelo outro lado rs.

o1

Agora vem a parte nojenta, você estão psicologicamente preparados? rs Coloque a boca no ovo e assopre, para que a gema e a clara saiam pelo furo do outro lado, caindo na tijela. Sim, é estranho. Sim, o ovo vai ficar meio babado. Mas é tudo muito natural, gente! Hehehe

Depois de ter assoprado os ovos, passe água por eles (com cuidado para a pressão da água não quebrar a casca) e deixe-os secar. Aí você pode usar a clara e a gema para fazer um omelete, ou alguma outra receita para pessoas queridas que não se importem que você babou um pouco nos ovos (ou não saibam! ;D) hahaha.

o2

Quando os ovos estiverem secos, vem a parte divertida. Pinte-os como quiser! :) Como os meus ovos eram marrons, eu os pintei primeiro de branco. O que eu fiz foi pintar uma metade do ovo primeiro, para poder deixá-lo secando apoiado na metade não pintada, e depois pintar a outra metade, para secá-lo apoiado na parte com a tinta já seca. Outra opção é já passar o fio pelos ovos e aí pintá-los, podendo deixá-los pendurados para secar.

Se você tiver palitos de churrasco, pode enfiá-los pelo furo de baixo e deixar o ovo um pouco tombado (para o palito não sair pelo furo de cima), e aí você pode espetar o palito em algum lugar até o ovo secar! Ou você pode passar o palito pelo ovo e apoiar o palito em algum lugar, na horizontal, tipo um varal. A gente fez com um arame que tínhamos em casa.

o3

Depois que a tinta estiver seca, vem a parte mais difícil. Com paciência, passe o cordão pelo furo de cima do ovo, aí pelo furo de baixo, e dê um nó, para segurar o ovo no lugar. Aí, repita o processo com quantos mais ovos quiser, fazendo uma seqüência.

Faça uma voltinha com o cordão na parte de cima, se quiser, para facilitar pendurá-lo. E pronto! Fica uma decoração super alegre, temática, e bem natureba (que nem alemão gosta! rs). Você pode embrulhar os ovos em papel toalha para guardá-los para o ano seguinte, mas sinceramente, o processo de fazê-los é o mais divertido!

04

E aí, gostaram? Vocês já tinham visto decoração assim? Se vocês fizerem também, mandem uma foto para blogacetilcolina@gmail.com, e eu publicarei aqui! :)

o5

Até a próxima e feliz páscoa a todos que a celebram!

Anúncios

2 ideias sobre “Tradição alemã: pintando ovos (de verdade!) para a Páscoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s