Viajando de Ryanair

Oi gente!

Recentemente eu viajei da Inglaterra para a Espanha de Ryanair, uma das empresas que oferecem vôos baratos na Europa. Eu tinha ouvido muita coisa ruim sobre ela e estava um pouco nervosa, mas deu tudo certo! Resolvi então contar para vocês como foi e dar algumas dicas para quem vai viajar com essa companhia aérea.

A Ryanair é uma das empresas que têm vôos mais em conta porque oferece poucas comodidades gratuitamente. Por isso, é importante se informar bem sobre quais serviços você tem que pagar extra para ter, para não ter uma surpresa desagradável. Mas, uma vez que você está ciente deles, tudo corre bem!

Antes de mais nada, é sempre bom checar onde fica o aeroporto em que a Ryanair trabalha. Para ser mais barata, ela costuma usar aeroportos longe dos centros das cidades (porque as taxas são mais em conta), e em alguns casos eles podem ter uma conexão ruim. Por isso é importante se informar sobre como você sairá/chegará no aeroporto, antes de comprar a passagem.

Uma das coisas pelas quais você tem que pagar extra é despachar bagagens. Isso pode ser bem caro, então é recomendável que você leve só uma mala de mão quando for viajar de Ryanair. Você pode levar 1 mala e mais 1 bolsa pessoal, e AMBOS têm medidas específicas, as quais você tem que respeitar. Se sua mala for muito grande, eles vão obrigar você a despachá-la, e você vai ter que pagar uma nota por isso (atualmente são 50€ ou £50). Por outro lado, se sua mala está no tamanho certo, mas ela não couber nos compartimentos da cabine porque o vôo está cheio, você pode despachar ela na hora de graça.

ryan2

Outra coisa importante de se saber é que você tem que fazer check in online E imprimir seu boarding pass. Fazer o check in no aeroporto ou deixar para imprimir a passagem lá também custa extra. O check in gratuito abre online 5 dias antes da viagem; antes disso também tem que pagar a mais. Faça o check in o quanto antes (assim que abrir o gratuito), porque eles te darão um assento aleatório (para escolher onde você vai sentar também tem que pagar!), e se você fizer o check in logo, eles colocarão você sentado ao lado dos seus amigos/parentes. Se você deixar para cima da hora, pode ser que eles coloquem vocês sentados separados!

Algo importantíssimo de se saber é que, se você não tiver passaporte europeu, você tem que ir ao balcão da Ryanair assim que entrar no aeroporto e mostrar seu passaporte para eles carimbarem a passagem. SEM CARIMBO VOCÊ NÃO EMBARCA. Lembre-se de que o carimbo é dado no balcão da Ryanair, e não pela polícia, e você portanto pega o carimbo ANTES de entrar na área de embarque e passar pelo controle de raio x. Se você tem passaporte europeu, já imprimiu suas passagens e não vai despachar malas você pode ir direto para o embarque, sem passar na Ryanair.

ryan1edit

É recomendado chegar no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência, para passar pelo controle de malas tranquilamente, mas o portão de onde sairá o avião só é anunciado 45 minutos antes do vôo partir. Quando anunciarem, vá para o portão o quanto antes, e fique na fila se quiser garantir que haverá espaço para colocar sua mala na cabine do avião. Mas não precisa ficar paranóico e sair correndo: os assentos já estão alocados (mesmo que tenham sido alocados aleatoriamente) desde o seu check in, então você não tem que “pegar lugar”. O embarque é super rápido: o portão é anunciado 45 minutos antes da decolagem, o embarque começa 30 minutos antes e 15 minutos antes do avião decolar eles fecham as portas. Ou seja: fique esperto! Vá ao banheiro, faça compras ou o que precisar antes de avisarem qual é o portão.

O avião também tem menos conforto do que o de companhias aéreas caras: as poltronas não reclinam e têm pouco espaço entre si e o avião não tem sistema de entretenimento nem travesseiro. Comida e bebida também são pagas à parte, então vá preparado se achar que vai ficar com fome. Outra dica é levar fone de ouvido/protetor auricular, porque de tempos em tempos eles ficam anunciando nos auto-falantes coisas para vender, e isso pode encher um pouco a paciência. Além disso, como o avião é pequeno, ele pode chacoalhar bastante, principalmente durante a decolagem e pouso, então se você tem tendência a ficar enjoado (como eu), eu recomendo fortemente você a tomar um remédio contra enjôo. Preste atenção na bula quanto tempo antes você deve tomar o remédio: o meu, por exemplo, faz efeito em 30 minutos, então eu tomei quando estava embarcando no avião.

ryan3

Lendo tudo isso você talvez tenha ficado assustado, como eu fiquei quando comecei a pesquisar sobre a Ryanair. Mas não se preocupe: tendo as dicas em mente e seguindo as regras, você vai ter um vôo muito tranquilo, como eu tive! ;)

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s