Como fazer Nail Art com carimbo (stamping)

Oi gente!

Nos meus posts do Desafio das 31 Unhas eu muitas vezes uso carimbo para fazer desenhos nas unhas, e algumas pessoas comentaram que têm dúvidas sobre como carimbar as unhas com sucesso. Resolvi então fazer esse post explicando exatamente como eu faço, e contando quais são os segredos para fazer o desenho dar certo!

Vou primeiro falar dos materiais necessários, depois mostrar como eu faço e por fim dar dicas importantes para que o processo funcione. :)

O básico que você precisa para essa técnica é:

  • “Stamping tool” (o carimbo): uma borracha especial na qual o esmalte vai grudar para depois você carimbá-lo na unha;
  • Plaquinha com desenhos para carimbo: placa metálica com desenhos “afundados”, por cima dos quais você colocará o esmalte;
  • Lâmina própria para carimbo: chapinha de metal (não afiada) que você usa para tirar o excesso de esmalte de cima da placa;
  • Esmalte para carimbo: esmalte mais grosso, capaz de grudar na borracha do carimbo.

s6

Outras coisas que eu acho úteis são:

  • Cotonete: útil para tirar excesso de esmalte que pode ficar perto do desenho na borracha, assim você não estraga o desenho. Também uso para limpar a lâmina;
  • Algodão: para limpar a placa;
  • Papel toalha ou higiênico: para não fazer sujeira ao tirar o excesso de esmalte da placa;
  • Cobertura incolor: importante para selar o desenho e ele não descascar.

Como eu faço: primeiro, eu pinto as unhas com a cor base que eu quero, e deixo secar por pelo menos uns 30 minutos, para que eu possa pressionar o carimbo com força contra as unhas sem estragar o esmalte de baixo.

Quando estiver pronto para carimbar, eu passo o esmalte de carimbo por cima do desenho que eu quero, e logo em seguida eu raspo o excesso com a lâmina.

s1

Logo depois, eu pego a borracha de carimbo e pressiono contra o desenho, com força. Eu prefiro fazer gradualmente de um canto a outro, ao invés de pressinar tudo por cima de uma vez.

s2s3

Aí, eu vejo bem onde eu vou carimbar o desenho, e se ele está alinhado do jeito que eu quero. Uma vez que você comece a carimbar a unha não dá para mudar a posição do carimbo (ou o desenho ficará torto), então é importante pensar antes se o carimbo está do jeito certo. Depois, com o mesmo movimento gradual de um lado ao outro que eu usei para colocar o carimbo na borracha, eu pressiono com força o carimbo contra a unha. E pronto!

s4

Depois de carimbar eu espero mais 30 minutos pelo menos para passar cobertura incolor. Se você passá-la com o esmalte do carimbo ainda úmido, ele vai borrar e estragar todo o seu esforço!

Para limpar a placa, eu simplesmente passo algodão com removedor de esmalte e logo em seguida passo um algodão sem nada, para dar uma “polida”. Cuidado para não estragar as unhas limpando!

s5

O que é crucial para a técnica dar certo:

  1. Esperar o esmalte de baixo secar direito. Se ele não estiver totalmente seco quando você for carimbar, a borracha do carimbo vai estragar todo o esmalte.
  2. Ter o carimbo e, principalmente, o esmalte de qualidade. A lâmina e a placa com desenho são coisas que você pode comprar sem se preocupar, porque a qualidade delas não importa. Mas a borracha do carimbo e o esmalte importam. Se não forem de qualidade, o esmalte não vai transferir da placa para o carimbo. Eu recomendo o carimbo da Konad, marca original que lançou a técnica (vocês encontram na Liberdade, em São Paulo, por exemplo). Já o esmalte tem que ser próprio para carimbo: a Konad tem algumas cores, mas eles são meio caros, então eu recomendo a linha de carimbo da Hits (encontrada por exemplo na perfumaria Iguatemi, no shopping Market Place). Esmaltes normais não são grossos o suficiente para grudarem na borracha, ou não têm tanta cobertura então o desenho fica meio transparente.
  3. Esperar o desenho nas unhas secar antes de passar cobertura. Quantos desenhos eu estraguei até aprender isso! Nunca passe cobertura logo depois de carimbar, ou você verá seu precioso trabalho ficando todo borrado. Basta esperar uns 30 minutos antes de passar a cobertura, e preferir uma camada mais grossa do que fina: quanto menos o pincel raspar no desenho, melhor, mas se você tiver esperado ele secar você não deve ter problema.
  4. Não passar cobertura incolor. Sem a cobertura por cima o desenho vai provavelmente acabar descascando em algum momento, porque você vai raspá-lo na roupa e em outros lugares.

s7

Espero que essas dicas façam vocês todos conseguirem carimbar as unhas à vontade! Essa técnica é super fácil, só demora um pouco por ter que esperar as camadas secarem. Mas é ótima para aqueles dias em que se vai ficar em casa vendo TV: você pode pintar a camada de baixo, ver um episódio de algum programa, aí carimbar, ver mais um e depois passar cobertura. Programa perfeito para domingo (rs), e as opções de desenho são enormes!

Dois sites bacanas e baratos para comprar plaquinhas são o Mini in the Box e o Born Pretty. Ambos são chineses e a entrega é demorada, mas eles fazem tudo direitinho. Eu só não recomendo comprar o carimbo e os esmaltes nessas lojas, pelos motivos que citei antes.

Se vocês tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários e eu ajudarei vocês!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s