Update: jardinagem

Oi gente!

Hoje eu vim fazer um update de como minhas plantinhas estão indo, e quais as lições que eu aprendi nesses meus dois/três primeiros meses de jardinagem!

Vocês se lembram que eu postei contando sobre quando eu plantei temperos e flores? E também quando eu comprei algumas plantas já brotando? Pois hoje venho feliz contar que todas cresceram muito bem!

Meus temperos (manjericão, salsinha e cebolinha) cresceram super bem e foram bem fáceis de manter. Eu os reguei um pouquinho todo dia, prestando atenção para secar qualquer água que estivesse acumulando embaixo dos vasos.

j1

Manjericão, cebolinha e salsa.

 

Eu também aprendi que para colher manjericão, você arranca as folhas de cima cortando o caule logo acima das folhas mais embaixo. Isso estimula a sair mais folhas. A cebolinha e a salsinha devem ser cortadas bem na base, deixando só um pouco de caule, para estimular o crescimento. A salsinha está pronta para colher quando tem 3 folhas crespas no caule. Depois de colher os temperos eu os lavei, sequei com papel toalha, coloquei num zip-lock e deixei no freezer até a hora do uso.

j2

Outra dica que aprendi é, quando você for viajar, colocar um pedaço de perfex enfiado na terra e num recipiente com água, para manter o solo úmido nos dias em que você não puder regar. Molhe primeiro o perfex na água e depois enfie-o já molhado na terra e no copo. Quanto mais dias você vai ficar fora, maior o recipiente com água que você precisa. A planta e o recipiente podem estar na mesma altura, e o melhor é que não estejam muito longe para que o perfex não seque. Eu fiz isso quando fiz uma viagem de 5 dias e deu certo!

j3

(Topo, esquerda) No começo eu tinha que tombar os vasos para a terra conseguir tomar sol, porque a borda do vaso fazia sombra. (Topo, direita) Se eu coloco muita água e vaza por baixo, eu imediatamente seco com papel toalha. (Fotos de baixo) Deixando as plantas regando “sozinhas” com perfex enquanto eu viajava.

A prímula foi uma flor que durou um tempo considerável, mas depois que as flores morreram eu descartei a planta, pois dizem ser muito difícil fazer ela florescer de novo. Fiz o mesmo com a tulipa, pelo mesmo motivo. As tulipas ficaram bonitas por pouco tempo (acho que umas 2 semanas), mas eram tão lindas que valeu a pena!

Os narcisos também floresceram por bastante tempo. Quando as flores começaram a murchar, eu fui arrancando-as com os dedos, logo abaixo da flor. Depois de perder todas as flores, as folhas vão ficando gradualmente amarelas, até secar. Você só pode tirar as folhas quando estiverem totalmente secas (elas saem com facilidade nesse caso), senão a planta não vai conseguir armazenar energia suficiente para florescer novamente no ano seguinte. Eu ainda não sei se manterei a planta (vai ficar só as raízes até nascer de novo). Quando fica só as raízes você continua regando? Eu não sei ainda haha.

j4

Tulipa, prímula e narciso.

j6j5

j7

Arrancando uma flor seca de narciso, e uma foto de como as tulipas ficam quando morrem (estranhas, né?).

j11

Meu narciso bem tristonho já perdendo as folhas.

As flores que plantei da semente (margarida, lavanda e não-me-esqueças) também cresceram bem. A margarida ficou com fungos no início porque eu reguei demais e o vaso não tem furos embaixo (um dos graves problemas com essa linha da Julie Dodsworth), mas eu comprei um anti-fúngico para plantas, apliquei conforme a embalagem recomendava e a planta cresceu feliz depois disso. :) A margarida e a lavanda ainda não deram flores, mas a não-me-esqueças está começando, e eu estou super animada!!

j8

Não-me-esqueças, lavanda e margarida.

j10

A não-me-esqueças me surpreendeu: ela vira um matão, e as flores são beeeem pequenininhas!

j9

A margarida demorou mais para crescer que as outras, e depois de uns dias eu percebi que ela estava fungada (vejam essa coisa branca na borda do vaso). Mas eu coloquei fungicida e logo ela ficou bem e cresceu pra valer!

Outra coisa que eu aprendi é que, mesmo para uma mesma planta, as necessidades de água variam conforme o estágio da planta. As sementes e pequenas mudas podem não precisar de muita água, mas conforme a planta cresce ela vai precisando de mais. Pelo menos é o que me pareceu quando de repente a não-me-esqueças e a margarida começaram a ficar murchas até eu colocar mais água.

Depois de descartar a tulipa e a prímula e colocar o narciso no escritório porque ele está feinho, eu resolvi comprar mais plantas para a sala. Comprei, já floridos, um vaso de crisântemos com uma cor que achei linda, e um vaso de kalanchoe. A kalanchoe é uma suculenta (aqueles cactos “gordinhos” e sem espinhos) que dá flores lindas (são LARANJAS!! Minha cor favorita ^^), precisa de pouca atenção e é bonita mesmo sem flores. Achei uma opção ótima! Você deve esperar a terra secar totalmente antes de regá-la de novo.

j13

Kalanchoe, uma suculenta.

j12

Crisântemo

Também comprei uma planta que não dá flores, chamada “maidenhair fern” (cabelo de moça). Ela não pode ficar no sol diretamente, então eu a deixo na mesa de jantar. Achei ela super delicada e alegre, e gostei de ter um enfeite natural na mesa! Essa planta precisa de bastante umidade, então precisa regar bem, mas sem deixar água acumular embaixo.

j14

Maidenhair fern

Acho que realmente a combinação de plantar do zero + comprar mudas é o ideal. As mudas já alegram a casa enquanto as sementes não germinam, mas ver a planta crescer do zero e dar flores é muito emocionante! :D

O que minha experiência mostrou até agora é que informações na internet são confusas e muitas vezes contraditórias (definitivamente jardinagem é uma arte e não ciência rs), mas felizmente você não precisa ficar neurótico com como cuidar da planta. Eu no geral não tenho muita certeza do que estou fazendo, mas não matei nenhuma haha! Basta prestar atenção se ela está parecendo saudável e parece ficar tudo bem. A não ser, claro, que você resolva criar uma espécie difícil e cheia de frescura, mas tem tantas plantas lindas e fáceis de cuidar por aí que é fácil ser feliz. ;)

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s