Um pouco sobre mim e meu trabalho

Oi gente!

Peço desculpas pelo blog ter desacelerado nas últimas semanas, eu tenho estado muito ocupada com o meu trabalho e não tenho tido tempo de escrever, muito menos de fazer coisas DIY para depois ensinar pra vocês. Mas eu resolvi que hoje então eu ia falar um pouco sobre o que eu faço, para (espero) vocês compreenderem que estou passando por uma fase um pouco complicada.

Eu sou formada em química, e atualmente faço doutorado em bioquímica na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Acho que muita gente acha que fazer doutorado é como continuar na faculdade estudando, mas, pelo menos na minha área, não é assim.

Fazer doutorado em ciências exatas ou biológicas é essencialmente ser contratado para trabalhar como cientista. Vocês sabem como a ciência de ponta é feita principalmente em universidades, não? São em lugares como a USP e a UNICAMP que cientistas trabalham em laboratórios descobrindo coisas totalmente novas, e publicando-as em jornais científicos para a posteridade. Os chefes de laboratório, que muitas vezes são quem vemos na TV, são como chefes de um escritório: eles comandam a pesquisa, têm ideias de novos projetos e administram a captação de recursos financeiros. Os alunos de mestrado e doutorado são os trabalhadores desse escritório: eles é que metem a mão na massa (nesse caso, fazem experimentos no laboratório) para descobrir novos conhecimentos científicos.

Alunos de mestrado e doutorado na minha área não ficam tendo aula o tempo todo: a maior parte do tempo eles estão trabalhando no laboratório. Eles também não pagam pelo “curso”, porque não é um curso: eles recebem salário (bolsa), porque estão trabalhando. E é isso que eu faço: sou aluna de doutorado, o que significa que eu trabalho como cientista numa universidade.

Mas ainda assim somos “alunos”, ou seja, uma parte do nosso tempo é sim tomada de aulas, relatórios científicos e provas. É como trabalhar e estudar ao mesmo tempo: nós temos que dar conta de aprender o que já foi descoberto, ao mesmo tempo que temos que arranjar tempo de descobrir coisas novas nós mesmos. Não é fácil, principalmente porque o nível de complexidade do que temos que aprender é ainda mais difícil do que o que se aprende na faculdade.

E é por algo assim que estou passando: em julho e em setembro eu terei duas provas orais, uma sobre o trabalho que fiz nesse meu primeiro ano de doutorado, e outra sobre bioquímica em geral. São 20 minutos em cada prova sentada com dois pesquisadores, respondendo (em inglês, claro) qualquer pergunta que eles queiram fazer na hora. Ou seja, eu tenho que manjar muito do que eu estou fazendo e também do que já foi feito antes. Se eu não passar nessas provas, eu sou “mandada embora”: não posso continuar meu doutorado e, no pior dos casos, tenho que voltar pro Brasil. Ao mesmo tempo, eu não posso deixar minha “produtividade” cair: não posso passar o tempo todo estudando, porque ainda tenho que trabalhar no laboratório e conseguir resultados novos. Sentiram o drama? Pois é.

É por isso que nas últimas semanas, enquanto eu tentei me organizar para fazer tudo caber na minha agenda, eu não consegui ter tempo para me dedicar ao blog. Mas é algo do qual eu gosto muito e que me faz bem, então não se preocupem: eu vou arranjar tempo para fazê-lo. Peço só que tenham um pouco de paciência comigo nos próximos meses, e que não deixem de acompanhar o blog! :)

Muito obrigada pela atenção! Espero que eu tenha conseguido explicar um pouco sobre como a carreira científica na minha área funciona. Se vocês tiverem alguma dúvida ou curiosidade, escrevam nos comentários e eu responderei com certeza!

Até a próxima!

Uma ideia sobre “Um pouco sobre mim e meu trabalho

  1. Pingback: Sobre aprender a levar a vida menos a sério | Acetilcolina

Deixe um comentário!

