Rotina de cuidados: cabelos compridos

Oi gente!

Desde que me mudei para a Inglaterra há dois anos tenho deixado meu cabelo crescer, mais pelo fato de cortar o cabelo ser caro e por preguiça de ir ao cabeleireiro do que por opção haha. Mas cansei do visual e em breve pretendo passar a tesoura nos fios, então achei que antes disso seria bacana compartilhar com vocês a rotina de cuidados que desenvolvi ao longo desses anos cuidando do meu cabelo longo!

Em primeiro lugar, eu evito lavar a cabeça quando possível. Lavar o cabelo muito frequentemente não só danifica os fios porque é um processo bastante “bruto”, mas também porque remove os óleos naturais do couro cabeludo, o que faz o cabelo crescer menos saudável. Maaaas eu entendo como é difícil não lavar a cabeça quando se tem cabelo oleoso, e por isso eu preciso de um shampoo seco para diminuir o visual Snape rs. Eu procuro então lavar meu cabelo a cada 3 dias: lavo no dia 1, não lavo no dia 2 e o cabelo ainda está ok, não lavo no dia 3 e uso shampoo seco pois meu cabelo já aparenta estar bem oleoso; aí começo de novo. O terceiro dia é ótimo para fazer penteados pois o shampoo seco deixa o cabelo com uma textura mais rígida e os penteados duram, enquanto que com o cabelo limpo para mim nenhum penteado fica já que tenho o cabelo bem fininho e liso. Eu falo mais sobre o meu shampoo seco favorito nesse post.

Quando eu lavo meu cabelo, ultimamente tenho usado o shampoo e condicionador da marca Kind Natured (não sei se está disponível no Brasil), pois eles não têm sulfatos nem parabenos e isso é bom para manter a cor já que meus cabelos são tingidos. Na hora de lavar o cabelo você tem a sensação de não estar limpando nada pois o shampoo praticamente não faz espuma, mas eu sinto que meu cabelo fica mais leve quando uso esse shampoo ao invés de um normal.

cl1

Muita gente recomenda secar o cabelo com uma camiseta de algodão ao invés de uma toalha, para ser mais delicado, mas eu nunca experimentei. Seco com toalha mesmo, amassando os fios de baixo para cima e evitando esfregar muito a toalha no cabelo.

Depois de lavar o cabelo vem a tortura para quem tem cabelos longos: penteá-los. Como falei, meu cabelo é beeem fininho e isso faz com que ele embarace muito facilmente. Eu só aguento ter cabelo comprido se tenho um creme para pentear sem enxágue para me ajudar a pentear! Esse tipo de produto faz uma diferença TREMENDA na sua vida, então se você tem cabelos compridos e tem vontade de arrancá-los toda vez que tem que pentear o cabelo (true story), experimente comprar um!

O que eu gosto é o Conditioning Spray da L’Oréal, pois ele é muito prático de aplicar, faz com que pentear o cabelo seja mil vezes mais fácil, não tem cheiro forte e não deixa meu cabelo “pesado”. Ele tem a versão normal e a para cabelos tingidos, que é a que eu tenho usado ultimamente, mas já usei a versão normal e recomendo também. Eu aplico em todo o cabelo e penteio usando um pente de dentes largos, o que é muito importante pois o cabelo é mais susceptível a quebras quando molhado, então não é bom usar uma escova nesse momento pois ela vai quebrar mais o seu cabelo. Também é importante começar a pentear pelas pontas e depois, quando elas estiverem desembaraçadas, ir aos poucos penteando mais para cima em direção à raiz; assim você não acumula um monte de nós como aconteceria se penteasse de cima para baixo.

cl2

Estou usando uma camiseta velha do meu marido (haha) porque meu cabelo é tingido com tinta semi-permanente e mancha a roupa enquanto estiver molhado. No futuro farei um post especial sobre cuidados para cabelos tingidos dessa maneira. :)

Se eu for secar o cabelo ou usar qualquer técnica com calor, nesse momento eu aplico um protetor térmico. Isso é muito importante para seu cabelo não fritar, literalmente, com o calor! O que eu tenho usado é o Heat Defence da TRESemmé: aplico em todo o cabelo e depois penteio novamente para espalhar o produto. Se eu vou deixar o cabelo secar naturalmente, eu pulo essa etapa.

cl3

Cabelos longos sem nós e sem sofrimento é tudo de bom <3

Por fim, uso um óleo só nas pontas, pois essa é sempre a parte mais ressecada (e maltratada rs) de cabelos longos. Tenho usado há anos o Nourishing Coconut Milk da OGX (Organix), que é um produto um pouco caro mas que dura para sempre (olhem o quanto eu ainda tenho, e eu comprei o meu faz mais de 2 anos!). Eu aplico duas “bombas” na palma da mão, espalho entre as duas mãos e aplico nas pontas dos cabelos levemente amassando-as de baixo para cima.

cl4

Uma vez por semana (ou quando eu me lembro, nem sempre eu consigo manter uma rotina regular rs) eu faço um tratamento mais intensivo nos cabelos com uma máscara hidratante e óleo de Argan. A máscara que tenho usado é a Luminous Colour Masque da Maria Nila, só porque ela veio na Glossybox, não que eu tenha algum xodó especial por ela (acho que qualquer máscara hidratante deve funcionar, sinceramente). Aplico ela só das orelhas para baixo, pois minhas raízes são oleosas, e também aplico óleo de Argan da Hask, mas só nas pontas. Deixo por pelo menos 10 minutos e enxáguo. Meu cabelo fica bem mais macio e brilhante depois do tratamento! Quando eu o faço eu não aplico óleo de coco nas pontas, pois elas já foram tratadas com o de argan nesse dia.

cl5

O óleo de argan da Hask tem cheiro de laranja, só para vocês saberem caso isso seja um problema pra vocês.

Além disso, para ter cabelos longos realmente bonitos, é recomendável cortar as pontas de vez em quando. Vocês podem ver pela primeira foto que as pontas do meu cabelo estão bem ralinhas, porque faz 7 meses que eu não corto! Cabelos costumam crescer cerca de 1 cm por mês, então se você cortar menos do que isso seu cabelo ainda vai ficar mais comprido, e vai estar mais saudável e bonito do que o meu. ;)

E é isso! Como é que vocês cuidam de cabelos compridos? Se tiverem alguma dica além das minhas, deixem nos comentários para ajudar a todos! :)

Voltarei no futuro com uma rotina para cuidar de cabelos curtos, quando tiver cortado o meu e descoberto como prefiro cuidar dele! :P

Até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s