Esmaltação em gel com kit Sensationail: primeiras impressões

Oi gente!

Há algumas semanas eu contei para você que eu comprei um kit para iniciantes em esmaltação em gel para unhas, da marca Sensationail (o Ultimate Gel Started Kit). Nesse post eu mostrei o que vinha no kit, e hoje eu vou contar para vocês como foi minha experiência usando o kit pela primeira vez!

Eu nunca tinha feito as unhas com esmalte gel, então posso dizer que eu acho que o kit vem com instruções muito boas, fáceis de seguir mesmo quando você não tem experiência.

Depois de preparar a unha normalmente (lixar e empurrar a cutícula), você lixa levemente toda a superfície da unha (com uma lixa pouco abrasiva) e limpa a unha com o “gel cleanser” e um lencinho que vem no kit (o lenço pode ser qualquer tecido que não solte pelinhos). Isso ajuda a remover os óleos da unha, para o esmalte aderir melhor. Aí, você passa uma camada do primer e espera secar (sem lâmpada mesmo, seca rapidinho).  Pelo que eu entendi, esse primer ajuda depois na remoção do esmalte.

g1

Depois disso você passa a base em gel, que é também uma cobertura incolor. Eles recomendam que você não leve o esmalte até a pele, porque se o esmalte encostar na pele ele tem mais chance de descascar. Também recomendam que você “sele” as unhas, passando o pincel nas pontas para cobrir a parte da unha para fora da pele, o que também ajuda o esmalte a não descascar. Depois de passar a base, você deixa o esmalte secar na luz de LED por 15 segundos (a lâmpada pisca após esse tempo, então você não precisa ficar contando). Como a lâmpada que vem no kit é pequena e não cabe a mão toda de uma vez, você tem que curar os dedões separadamente: o jeito mais fácil é colocar a lâmpada na borda da mesa para colocar os dedões embaixo da lâmpada.

g2

Aí vem a hora de passar a cor: meu kit veio com duas, e primeiramente eu testei a Miss Behave (vinho). Esmaltação em gel funciona melhor se você passa camadas bem finas, para que elas curem (sequem) direito sob a lâmpada. Eu estranhei um pouco porque o esmalte é mais líquido, e eu também não estou acostumada a não pintar até a pele. Por outro lado, como o esmalte não seca a não ser sob a lâmpada, você pode levar o tempo que quiser para pintar as unhas, porque o esmalte continua líquido, então dá para fazer a manicure com calma. É importante limpar qualquer esmalte que fique na pele, pois depois de curar é difícil de remover. Depois de pintar uma camada, você cura na lâmpada por 30 segundos (a lâmpada apaga após esse tempo), e repete o processo passando e curando mais uma camada (ou mais, se quiser, mas eu só passei duas). Por fim, você passa a cobertura incolor/base nas unhas, e cura por 15 segundos.

g3

A coisa mais mágica da esmaltação em gel é que o esmalte seca completamente com a lâmpada, ou seja, depois de curar por 30 segundos, ele está totalmente seco! Você não precisa ficar enrolando por pelo menos meia hora sem encostar em nada para não estragar a manicure!

O passo final do processo é limpar as unhas pois a esmaltação deixa uma camada meio grudenta nas unhas (incolor), então você usa novamente o gel cleaser e o paninho para limpar. Dá MUITA aflição passar um pano nas unhas logo depois de pintá-las, pois seu cérebro acha que o esmalte está molhado rs. Teoricamente não tem problema, já que o esmalte em princípio deve ter secado totalmente com a lâmpada, mas quando eu usei o kit pela primeira vez, eu reparei que parte do esmalte saiu no paninho, o que não deveria ter acontecido.

g4

Isso fez com que o esmalte ficasse mais opaco e saísse um pouco nas laterais das unhas. Mesmo assim, a manicure ficou razoavelmente bonita. Mais para baixo eu vou contar como eu fiz as unhas da segunda vez, mudando um pouco o processo para não ter mais esse problema. Para finalizar a manicure, é recomendado passar um hidratante nas cutículas, já que no início se remove os óleos naturais para o esmalte durar mais tempo.

g5

Porque o esmalte não curou direito, a manicure não durou muito tempo. Depois de uns dois dias já dava para ver que o esmalte estava saindo.

g6

Para remover o esmalte, eu comprei separadamente (£6) o removedor de esmalte da Sensationail. Não precisa ser da marca, mas tem que ser um removedor com 98% de acetona, para facilitar a remoção. Pelo que eu vi na internet, removedores normais (com acetato de etila) também funcionam, mas eles não dissolvem o esmalte tão bem, o que faz com que seja muito mais difícil removê-lo.

g7

Para remover o esmalte, você começa lixando levemente as unhas, para remover a cobertura incolor que protege o esmalte. Aí, você molha um algodão com o removedor, coloca sobre a unha e cobre a ponta do dedo com papel alumínio, para segurar o algodão no lugar e fazer com que o calor do seu dedo auxilie no processo de amolecer o esmalte.

g8

Você deixa o alumínio por no mínimo 15 minutos nos dedos. Depois de removê-lo, parte do esmalte vai sair, mas o que sobrar tem que ser raspado com uma espátula. O kit vem com uma que é semelhante àquelas de empurrar a cutícula, mas com a borda um pouco mais “gordinha”, acho que para machucar menos as unhas na hora de raspar. Mesmo assim, no final dá para ver que as unhas ficam um pouco “raladas”, e acredito que seja por isso que dizem que pintar as unhas com gel o tempo todo pode danificar as unhas. Mas se você for cuidadoso na hora de raspar e passar hidratante depois de retirar o esmalte não me parece ser muito problema.

 

g9

Depois dessa primeira vez experimentando o kit eu resolvi pintar as unhas novamente, dessa vez usando a outra cor que vem nele (Going for the Rose Gold) e tentando melhorar o processo de cura com a lâmpada. Dessa vez, ao invés de só curar o esmalte por cima, eu curei também os lados, rodando a mão para expor as laterais da unha à luz. Fiz isso em todas as etapas de cura (base, primeira e segunda camada de cor, cobertura incolor), curando pelo tempo determinado primeiro a parte de cima, depois colocando a mão novamente sob a lâmpada mas curando um dos lados, e por fim repetindo o processo, curando o outro.

Obviamente isso triplicou o tempo necessário para fazer a manicure, mas não me incomodou: acho que mesmo assim o processo foi rápido, e dessa vez o esmalte curou perfeitamente e não saiu quando eu limpei as unhas no final.

g10edit

Eu adorei essa cor de ouro rosado! Com certeza vou pintar minhas unhas mais vezes com ela!

g12

Curando o esmalte direito dessa vez, a manicure durou muito bem durante uma semana, começando a descascar só no meio da segunda semana. Vocês também têm que levar em conta que eu faço natação, então a manicure durar 1,5 semana é uma maravilha! Mesmo porque mesmo sem ir nadar quando eu pinto as unhas com esmalte normal, no dia seguinte elas já estão lascadas…

g13

Para finalizar o post, aqui vai então um resumo das minhas primeiras impressões com o kit Ultimate Gel Starter Kit da Sensationail:

  • O kit vem com tudo o que você precisa, MENOS o removedor de esmalte. Mas ainda assim acho um bom custo-benefício.
  • As instruções são claras e é fácil de saber o que você tem que fazer.
  • O esmalte em gel tem uma textura diferente da de esmalte normal, então pintar as unhas é um pouco estranho. Quem não tem prática em fazer a própria manicure talvez tenha certa dificuldade.
  • A lâmpada que vem no kit não é ideal porque não tem refletores dentro que curam todos os lados da unha igualmente ao mesmo tempo. Dá para resolver esse problema curando cada lado da unha de uma vez, o que aumenta o tempo que leva para fazer a manicure. Para mim não é um problema sério porque eu acho o processo rápido mesmo assim, e como uma lâmpada com refletores custa muito mais caro, ainda acho que o kit vale a pena.

O que vocês acharam? Já fizeram esmaltação em gel? Se tiverem alguma dica, me contem! :)

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s