Varinha + caixa de Harry Potter

Oi gente!

Hoje vou mostrar como fiz essa varinha, com a caixa, de presente para uma amiga. Dá um pouco de trabalho, mas fica super legal, e vocês podem fazer a varinha de vocês como quiserem!

Eu segui o método utilizado pelo canal DIY – Ideias Perdonalizadas no YouTube. É um canal brasileiro muito bacana! Vou deixar os vídeos aqui para vocês verem o passo-a-passo em detalhes, e vou mostrar o que fiz de diferente, começando pela varinha!

Comecei removendo com alicate o topo de uma varinha n°6 de tricô. Se a de vocês sair só puxando, melhor ainda!

Como eu moro na Inglaterra, eu não encontrei com facilidade alguns dos materiais que ela usou, a começar pela massa epóxi. Usei “air drying clay”, que eu acho que seria biscuit em português (do tipo que não precisa ir ao forno para secar). Achei ele bem mole então se vocês quiserem fazer detalhes muito finos eu não recomendo. No meu caso foi ok já que eu só fiz o formato da varinha mesmo.

Peguei um pedaço de massa, embrulhei a agulha de tricô e fui rolando a varinha na mesa para dar o formato, deixando a ponta mais fina que o resto. Eu acabei pegando pouca massa e onde eu emendei dois pedaços ficou uma marca, então eu recomendo que na dúvida vocês peguem um pedaço grande demais e depois cortem o excesso. Depois de o formato estar ok, mergulhei meus dedos em água e alisei um pouco a superfície. Não me incomodei com haver umas ranhuras porque ficou parecendo madeira, mas se vocês quiserem um design bem liso, acho que massa epóxi deve funcionar melhor. Também não dei grande atenção para os detalhes no cabo, pois eu ia cobrir com cola quente mesmo. Deixei secar encostando só a pontinha em um porta-papel toalha rs.

vhp1

Depois de seca, eu pintei a varinha com tinta acrílica marrom, deixando o cabo sem pintar. Eu deveria ter pintado o cabo de dourado, a cor com a qual eu ia pintar a cola quente depois, pois teria facilitado minha vida rs. Se vocês forem fazer o mesmo processo que eu, pintem o cabo nesse momento com a sua cor de escolha, mas pintem uma parte por vez (primeiro o marrom, depois o dourado) para pode apoiar a parte seca da varinha em um copo até a tinta do restante secar. ;)

vhp2

Para fazer o cabo, que eu queria que parecesse ouro derretido, eu segurei a varinha com a base para cima e usei cola quente para fazer riscos meio tortos da base em direção à ponta. É importante começar cada “risco” a partir da base, para que ela fique mais grossa e vá afinando ao longo do cabo. Uma vez que eu tinha dado a volta na varinha, fiz mais uma camada, adicionando cola onde eu achava que havia um buraco muito grande, mas não fazendo com muita perfeição. Deixei secando em um copo, como fiz para secar a tinta. Só depois de totalmente seca eu usei uma pinça para remover os fiozinhos de cola que se formaram quando eu afastei a cola quente da varinha.

vhp3

Aí veio a parte que exigiu bastante paciência rs. Com um pincel grosso inicialmente e depois um bem fininho, eu pintei a cola quente (e a parte da varinha que ficou aparecendo por baixo) de dourado. Inicialmente pareceu que a tinta acrílica não ia pegar na cola, mas pegou sim, só foram necessárias muitas camadas até ficar opaco. Se vocês encontrarem cola quente colorida (isso existe?), a vida de vocês vai ser infinitamente mais fácil! rs Depois que a tinta dourada secou, eu usei o pincel fininho e um pouco de tinta marrom para corrigir os lugares onde eu tinha pintado errado.

vhp4vhp5

Depois de a tintar estar seca, eu usei um verniz para tintas acrílicas com acabamento acetinado para selar a varinha. No vídeo no qual me baseei, a moça diz que esse passo não é obrigatório, mas que aumenta a durabilidade da varinha, então eu quis fazer já que daria de presente para outra pessoa. O verniz foi o material mais caro de todos, então se vocês preferirem, pulem esse passo. Se forem fazer, lembrem-se de sempre usar sprays em locais bem ventilados: verniz tem um cheiro horrível, não usem dentro de casa. Com esse passo, a varinha em si estava pronta!

vhp6vhp7

Mas eu queria dar para minha amiga a “experiência” completa, então quis fazer a caixa também. Para isso, também segui um vídeo do DIY – Ideias Personalizadas:

As medidas para a caixa vocês encontram no site dela. Eu achei que estavam faltando algumas medidas (ou sou eu que sou tonta e não sei geometria? rs), então aqui está o que eu fiz (o resto das medidas está no link acima):

vhp14

Eu não encontrei papel cartão 220 g, então usei 300 g. Achei que ficou bom sendo mais grosso, e eu não precisei encapar, mas tive que usar uma régua para conseguir vincar bem as dobras.

vhp8

Cuidado na hora de colar as abas da caixa para elas não ficarem tortas (é claro que isso *não* aconteceu comigo e eu *não* tive que fazer a tampa toda de novo… :P). Eu usei cola escolar branca e acabei usando livros para pressionar as abas laterais já que demorou um pouco para secar. As abas curtas eu fiquei segurando com a mão mesmo.

Para o “recheio”, eu fiquei chocada porque não consegui encontrar uma folha grossa de isopor aqui! Tive que adaptar e usei um bloco seco de iquebana haha. Deu muito mais trabalho ter que esculpi-lo com um estilete até o tamanho certo (fora a sujeira que fez…), mas deu certo. Fiz o buraco para a varinha do jeito que a moça mostra no vídeo.

vhp9

Aí usei tecido de veludo vermelho para envolver o “isopor”, fazendo ele ficar no lugar com fita crepe (não dá pra ver a fita no final e facilita na hora de colocar na caixa). Lembrem-se de deixar certa folga para a varinha afundar o tecido para dentro do buraco. Nas pontas, eu cortei a lateral do tecido para não ficar muito grosso na hora de dobrar. O pedaço final de tecido que eu usei tinha cerca de 25 x 55 cm, então quando vocês forem comprar, comprem um pouco mais que isso só para garantir.

vhp10

E estava pronta!

vhp11vhp12

Para embrulhar para presente, eu também quis fazer uma embalagem temática, então usei papel craft e imprimi os desenhos que a Cherry Wallis fez, aqui: https://files.fm/u/35cvvydd. Colei no papel e usei um cordão para finalizar o embrulho estilo Hogwarts!

vhp13

Confiram o vídeo da Cherry onde ela faz mais embrulhos inspirados em Harry Potter!

E aí, o que vocês acharam? Meu próximo projeto vai ser fazer uma varinha para mim, seguindo as especificações que o Pottermore dá! Se vocês também querem descobrir como seria a sua varinha (além de qual casa de Hogwarts vocês são, seu patrono e mais), cadastrem-se no Pottermore, o site oficial de Harry Potter!

#ProudGriffindor

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s