Arte em pixels com Perler Beads!

Oi gente!

Hoje vou falar para vocês de um novo hobby que eu resolvi experimentar (sim, outro. Eu tenho problemas e não sossego haha). São pequenas contas de plástico com as quais você pode montar o que quiser, e depois você gruda umas nas outras derretendo-as com ferro de passar roupa!

É possível criar projetos super diversos, desde desenhos até retratos realistas, todos ficando com esse jeito de pixel art já que cada conta aparenta ser um pixel. São perfeitos para recriar personagens e cenários de videogames antigos, mas você pode fazer o que quiser com as beads.

pb17

Designs retirados da internet, não feitos por mim.

Essas contas de plástico são chamadas em inglês de fuse beads ou iron beads e são vendidas por várias marcas. As mais famosas são a Perler (comercializada nos EUA), e a Hama (comercializada na Europa), mas existem várias marcas, inclusive beads “genéricas” vendidas no Walmart e na Ikea. Pelo que eu li na internet, as marcas com maior qualidade são a Perler e uma marca chamada Nabbi, seguida pela Hama. Beads genéricas costumam ser muito ruins e não derreter direito, por isso não valem a pena mesmo sendo mais baratas. Vocês podem ler mais sobre a comparação entre elas nesse post aqui (em inglês). Vocês também poder ler um pouco mais sobre beads em geral, em português, aqui ou no site das Garotas Geeks.

pbbrands

Independentemente de qual marca você escolha, uma coisa é certa: não é aconselhável misturar beads de marcas diferentes em um mesmo projeto. Elas derretem de maneiras levemente diferentes, ficando com tamanhos diferentes e fazendo a aparência ficar esquisita. Apesar de aqui na Inglaterra ser mais fácil encontrar as Hama Beads, eu optei pela Perler porque não só dizem que a qualidade é melhor, mas ela também tem kits com várias cores que são práticos para quem está começando. No Brasil, é possível comprar Hama beads nesse site, procurando no Mercado Livre (como aqui) ou no Elo7 (como aqui). Também é possível comprar pelo AliExpress, apesar de que não saber se são beads originais de qualidade. Eu não encontrei onde comprar Perler Beads em sites brasileiros, mas as Hama beads são boas também e se vocês não se importarem de fazer compras internacionais, dá pra encontrar também no Ebay. Só tomem cuidado para sempre checar que estão comprando da mesma marca, e não beads genéricas ou de marcas diferentes. Na Amazon Brasil não dá para comprar as beads em si, mas há alguns livros a venda com designs para você seguir e criar seus projetos.

Vocês podem encontrar as beads sendo vendidas em kits com várias cores, em saquinhos contendo uma cor só ou em baldes com várias cores misturadas. Os baldes acabam geralmente saindo mais baratos em termos de quantas beads vêm, mas o preço que você paga está em ter o trabalho de encontrar as cores que você quer numa zona cheia de pecinhas minúsculas que podem ter cores bem parecidas. Na minha opinião, não vale a pena! É importante saber que as cores primárias costumam ser as mais usadas, então vale a pena comprar mais delas, e principalmente comprar bastante preto. Como preto é geralmente usado para fazer o contorno de qualquer tipo de peça, você usa MUITAS beads dessa cor. Branco também pode ser uma cor muito usada dependendo do tipo de projeto que você for fazer, mas preto é a cor que mais requer um estoque grande.

pbbeads

Outra coisa importante de se saber é que as beads podem vir em vários tamanhos: pequeno, médio ou grande. As pequenas são chamadas de mini beads e têm um diâmetro de 2,5 mm. Elas são usadas para fazer projetos pequenos, como por exemplo chaveiros. O tamanho médio é o padrão, então se não disserem o tamanho, geralmente é esse, mas também pode ser chamado de midi beads. Essas beads têm um diâmetro de 3 mm. Também há as beads grandes, ou maxi beads, de 5 mm, para projetos maiores como quadros, por exemplo. Assim como não é possível misturar marcas em um mesmo projeto, não é possível misturar beads de tamanhos diferentes, então esteja ciente disso quando decidir qual tamanho comprar!

Além das beads, há outros acessórios necessários para esse hobby. O mais importante é a “pegboard”, uma bandeja de plástico com pequenos pinos onde você pode encaixar as beads para fazer o design. Existem pegboards de vários tamanhos e formatos, e as que são quadradas podem ser encaixadas umas nas outras para formar uma superfície maior para projetos grandes. O espaçamento entre os pinos é diferente dependendo do tamanho das beads que você for usar, então preste atenção para comprar pegboards do tamanho correto. As melhores pegboards são de plástico transparente, pois elas permitem que você imprima o design desejado e coloque por baixo da pegboard, facilitanto a sua vida na hora de saber onde colocar as beads. Mas também é possível reproduzir os designs com imagens de referência ao lado da pegboard, então pegboards de plástico opaco também podem ser usadas. As que possuem formatos específicos (como estrelas e animais) facilitam na criação desses desenhos, mas obviamente possuem menor versatilidade.

pbpegboards

 

Por fim, há certas coisas necessárias para a parte de derreter as beads. A primeira coisa é, claro, um ferro de passar roupa. Você pode usar o que você tiver em casa, pois ele não vai ser danificado. Se você tiver que comprar um, quanto mais simples o ferro, melhor, porque se ele tiver uma superfície lisa, sem buraquinhos para soltar vapor, vai ser mais fácil de passar as beads homogeneamente. Mas se você tem um ferro mais elaborado não tem problema também, basta não colocar água no ferro e movê-lo em várias direções para passar toda a superfície do projeto da mesma maneira.

Para que as beads não grudem no seu ferro, você vai precisar de papel vegetal (ironing paper ou parchment paper em inglês) para colocar entre as beads e o ferro. Alguns kits de beads ou pegboards vêm com o papel. Também é bom ter fita crepe, uma superfície lisa que aguente calor e alguns livros pesados (abaixo eu explico por quê). Por fim, o último acessório útil é uma pinça com ponta bem fina (pode ser da marca Perler ou não), para te ajudar a colocar as beads na pegboard.

pb1

Meu kit de beads no momento: comprei um kit de pegboards de vários tamanhos, um kit com duas pegboards quadradas, um saco de 6000 beads pretas, um kit de cores variadas, o kit de cores neutras e a pinça para pegar as beads.

Agora que vocês já sabem tudo sobre como começar esse hobby, vou mostrar como eu fiz um porta-copos inspirado no báculo de Sakura Card Captors!

pbfeat1notitle

Primeiramente, eu encontrei o design que eu queria procurando na internet. O Pinterest é um ótimo lugar para isso, permitindo que você salve aquilo que te interessa. Quando for realmente trabalhar em um design, eu recomendo baixar a imagem para que você possa dar zoom caso for necessário ver mais detalhes. Vocês podem encontrar a imagem que eu usei aqui. Apesar de eu ter pegboards transparentes, eu não tinha acesso a uma impressora, então coloquei a imagem ao lado mesmo para me guiar.

pb2

Aí, comecei a fazer o contorno. Eu acho mais fácil fazer o contorno primeiro, checar se você fez algum erro (acredite, você VAI colocar beads no lugar errado rs) e depois preencher com cor. O prático de usar uma pinça fininha é que você pode pegar uma bead por vez, ou duas beads de uma vez só.

pb3

Com a imagem ao lado, eu recomendo ir contando quantas beads vão em cada fileira, e se o design for simétrico, eu acho mais fácil ir fazendo cada etapa dos dois lados para garantir que eles estão saindo iguais, ao invés de fazer um lado inteiro primeiro e depois o outro. Mas faça do jeito que você preferir, eu acabo mudando de tática no meio às vezes, mas no fim dá tudo certo! rs

pb4pb5

Depois do contorno pronto, comecei preenchendo as asas. Aí eu vi que eu cometi um erro na asa esquerda, e corrigi. É sempre bom verificar que há o número certo de beads em cada parte, para ter certeza que está saindo tudo certo. Usei beads pretas para o contorno e brancas para preencher as asas.

pb6

Com as asas prontas, fiz o contorno no meio e preenchi depois. Eu não gostei do jeito que o sombreado da estrela foi feito na minha imagem de referência, então eu mudei um pouco. Vocês podem se basear nas minhas imagens se preferirem, caso queiram fazer um para vocês também. :) Para preencher essa parte eu usei as cores pink e red para a parte rosa e yellow e orange para a estrela (parece óbvio mas tem um monte de tons diferentes de cada cor, então estou dando o nome dos que eu usei). Preenchi a parte entre a estrela e o círculo com beads brancas, mas a foto de referência usa beads transparentes (clear), que eu não tenho.

pb7

O resultado ficou assim. Se vocês quiserem fazer também, recomendo usar essa imagem abaixo de referência! ;) Como eu queria um porta-copos que mostrasse só as asas quando houvesse um copo ou xícara em cima, eu não fiz a parte do báculo como na imagem de referência que eu usei.

pb18

Depois de pronto, vem a hora de passar o ferro e grudar as beads. Teoricamente você faz isso colocando o papel vegetal sobre o seu design (na pegboard mesmo) e passando o ferro, mas desse jeito há um risco grande de você derreter a pegboard também e estraga-la. Então, os gênios da internet inventaram um outro método, que consiste em grudar seu design em fita crepe para removê-lo da pegboard antes de passar o ferro!

Quanto mais larga a fita, mas fácil porque você não precisa colocar muitos pedaços para cobrir o design inteiro. Cole com cuidado, porque qualquer pequeno movimento tira as beads do lugar. Eu também aconselho colocar a fita crepe sobre o design de uma vez só, ao invés de começar grudando por uma ponta e ir até a outra, porque isso pode fazer você levantar as beads do começo antes de chegar no final. Se forem necessárias várias camadas, coloque uma faixa fina por cima da camada anterior, para dar firmeza na hora de tirar mas sem criar um “degrau” largo na intersecção das faixas. Aperte bem todas as beads contra a fita para garantir que todas estão coladas (você pode passar o rolo de fita crepe por cima para ajudar) e levante com cuidado as beads da pegboard.

pb9

pb10

Aí, coloque o design com as beads para cima sobre uma superfície reta e firme. A tábua de passar roupa em si não serve pois ela cede ligeiramente quando você aperta, deixando seu projeto torto. Tenha certeza que seja uma superfície que não vá estragar com o calor do ferro! Coloque-o em temperatura média (lembre-se, sem água se seu ferro tiver essa função) e coloque o papel vegetal sobre seu projeto. É recomendável passar o papel vegetal previamente para remover qualquer vinco, pois vincos no papel podem aparecer no seu design.

Quando o ferro estiver quente, passe-o sobre o seu design, em movimentos circulares, mudando o ferro de posição fequentemente e mantendo o ferro horizontal para garantir que todas as partes estão recebendo calor da mesma maneira. Cheque com frequência se há algum lado que está derretendo mais que o outro, se houver, evite passar o ferro nesse lado.

pb11

Você vai saber que as beads se fundiram quando elas grudarem no papel, ficando mais visíveis. Os furos no centro de cada bead ficarão menores, mas evite passar tanto o ferro a ponto de eles sumirem, pois isso perde o efeito de pixel art. Verifique que todas as beads grudaram no papel, pois se não tiverem grudadas elas vão se soltar quando você virar o design. Se houver alguma bead teimosa, use a ponta do ferro para focar mais calor nela, mantendo o ferro na horizontal o máximo possível. No meu caso demora 20 a 30 segundos para todas as beads estarem derretidas.

pb14

Diferença entre as beads sob o papel logo antes de passar o ferro, e depois de prontas. As cores ficam mais intensas conforme elas grudam no papel.

Assim que você terminar de passar o ferro, coloque livros pesados em cima para pressionar seu design e evitar que ele entorte enquanto esfrie.

pb12b

Depois de frio, vire o design ao contrário e remova a fita crepe. Se você tiver só uma folha de papel vegetal, vai ter que tirá-la de cima do seu design primeiro, para reutilizá-la do outro lado (como eu fiz). Mas se você tiver mais de uma folha, eu recomendo deixar a primeira folha no design mesmo, virá-lo ao contrário, remover a fita crepe e colocar uma outra folha desse lado, pois as folhas ajudam a manter o design no lugar e não deixá-lo entortar enquanto esfria. De qualquer modo, proteja o lado ainda não passado com o papel e repita o passo de derreter as beads com o ferro, colocando novamente livros sobre o design enquanto ele esfria.

pb13

Você pode passar ferro só de um lado se quiser. Isso mantêm o lado não derretido com mais cara de pixels, ficando bem uniforme já que as beads não derretem todas da mesma maneira. O problema é que assim o objeto fica bem frágil, já que as beads só estão coladas de um lado. Se você for colar seu design em algum lugar, como em um quadro por exemplo, isso não é problema, mas se você for usá-lo solto, como no meu caso, é melhor passar ferro dos dois lados para dar mais firmeza. Pode ser que um lado fique mais bonito que o outro, dependendo de como eles derreteram!

Assim ficou cada lado do meu porta-copo:

pb15

E agora posso tomar meu tradicional chá da tarde inglês, com estilo! :)

pb16

Eu também fiz o outro báculo, só pela graça rs.

E aí, gostaram? Eu adoro como essas beads permitem possibilidades infinitas de criação! O único problema é ter que ficar comprando beads o tempo todo para ter o suficiente, mas cada hobby tem suas desvantagens. Essa é uma ótima atividade para fazer com crianças, podendo deixá-las entretidas por horas! Mas sempre com a supervisão de um adulto já que são peças pequenas, e também sempre deve ser um adulto que derreta as beads com o ferro. ;)

Se vocês tiverem alguma sugestão do que eu deveria criar com perler beads, deixem nos comentários!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s