Oi gente!
Hoje vou falar de algo diferente (vulgo algo que não sabonetes rs): o Aikido, uma arte marcial que venho praticando há mais de três anos, e da qual eu gosto muito.
O Aikido (ai = amor, ki = energia, do = caminho) é uma arte marcial criada no início do século XX pelo sensei Morihei Ueshiba e que é mais do que um conjunto de técnicas, mas sim uma filosofia de vida. O princípio que permeia o aikido é o de não ir contra uma força adversária a você, e sim desviá-la, usando a energia contida nela mesma para guiá-la aonde você quer. Isso quer dizer que, em termos de técnica, no aikido não se usa força, nunca: se um adversário vem te dar um soco, você não usará sua força contra a dele, e sim aproveitará o movimento dele para desviar o soco e derrubar seu oponente no chão, interpretando o sentido da energia para, utilizando movimentos geralmente circulares, explorar os pontos de desequilíbrio dele e imobilizá-lo ou mandá-lo para longe sem usar esforço algum. Em termos de filosofia de vida, o aikido prega que não confrontemos alguém que nos está atacando (mesmo que verbalmente), e sim desviemos a energia dele, chegando a um acordo sem usar nossa força ou nos exaltar.
Assim, o aikido é uma arte marcial excelente para quem quer aprender alguma sem se machucar. A política é de que seu colega é alguém que bondosamente lhe está emprestando seu corpo para que você possa praticar. Por isso, antes de cada técnica, pedimos “por favor” (em japonês) ao colega, e “muitíssimo obrigado” ao terminar. Ninguém machuca o outro. Não há competição (nem na aula, nem campeonatos). Ninguém está praticando aikido para superar o colega, e sim para superar a si mesmo. O clima da aula é tranqüilo, de respeito, principalmente por aqueles que têm alguma limitação (como eu, que tenho problema nas costas). Você treina em paz, num ambiente agradável, onde todos querem evoluir juntos, e não bater uns nos outros. As mudanças de faixa são feitas por exames nos quais uma banca fala o nome das técnicas e você tem que fazê-las, e não competindo com outras pessoas.
Essa arte marcial tem sido ótima para mim. Por ter escoliose, eu não posso levantar peso e nem forçar demais minha musculatura. No aikido, como não usamos a força, isso não acontece. Além disso, eu treino a perder o medo de cair, e a fazê-lo de modo correto, o que diminuiu muito as vezes em que eu caí e machuquei as costas. É claro que, como toda arte marcial, o aikido também te dá uma segurança de ter noção de como se defender, apesar de (como toda arte marcial, again) ter suas falhas.
O aikido tem no geral duas “vertentes” em São Paulo: a União Sulamericana de Aikido, da qual meu Dojo (minha escola) faz parte, a a Federação Paulista de Aikido (FEPAI). As duas treinam aikido, com as mesmas técnicas, apenas algumas variações (que ocorrem também entre senseis da mesma entidade, então é normal). A União é ligada ao Kawai-sensei, falecido há pouco tempo, que é quem trouxe o aikido do Japão ao Brasil. A FEPAI é ligada, se não me engano, a discípulos do Kawai-sensei, de modo que não haja grande diferença entre as duas, até onde eu percebi (por favor notem que eu ainda sou muito “verde” em aikido para saber profudamente qualquer coisa!). O chato é que os exames das duas são um pouco diferentes (a ordem das técnicas), então se você começar numa e mudar para outra, terá que fazer os exames de novo.
Eu treino na Taiyo Dojo, próximo à USP (confiram o site, tem até uma foto minha treinando! = b). Adoro lá! Cada dia é um sensei (professor) diferente que dá aula, o que é legal porque cada um tem seu estilo, e isso ajuda a desenvolver o seu. Além disso, o Nagao-sensei (dono do Dojo) é uma ótima pessoa, excelente sensei e muito engraçado, ensinando cada detalhe das técnicas de maneira muito divertida. A Melina-sensei e o Gledson-sensei são um casal super legal que tem excelente didática e muita paciência, conseguindo ajudar até quem é mais travado como eu rs. Também gosto muito da aula do Richard-sensei e o Alex-sensei, que dão aulas mais dinâmicas, das quais você sai mais cansado, mas se sentindo bem pra caramba! Enfim, todos os senseis são ótimos, os alunos também, o ambiente é gostoso e o preço não é alto: R$70/mês (adulto) treinando quantas vezes por semana você quiser ou R$50/mês treinando uma vez por semana. E você pode ir experimentar de graça!
Você pode conhecer mais sobre o aikido na Aikipedia, iniciativa do meu Dojo que reúne várias informações sobre essa arte. Quem tiver interesse em conhecer um treino, me avise!