(Bem-vindo! Novo por aqui? Clique em “Sobre o blog” aí em cima e divirta-se! ^^)
Oi gente!
Vou então falar mais um pouquinho sobre a banda. Essa parte é meio chatinha, mas organização é muito importante para conseguir manter um grupo seja lá do que for. Então aqui vai como a The Rock Experiment tem se organizado, para vocês terem ideias =].
A primeira coisa a fazer é sentar com todos os integrantes e decidir o objetivo da banda. É só tocar entre si? É apresentar, mas só pros amiguinhos e familiares? Ou é apresentar para um público? É pra ganhar dinheiro (espero que não seja hahahaha)?
Se você vai se apresentar para um público de pessoas desconhecidas, não dá para só sair tocando músicas que simplesmente dão na telha. É claro que tem você pode treinar músicas só pela graça, mas você tem que montar uma set list (uma lista de músicas) que siga algum estilo musical, ou pelo menos “combinem”, ou estejam em uma ordem que faça algum sentido. Você também tem que pensar no seu tipo de público, o que acarreta no tipo de show. É animadinho, é pesadão, é parado, é pra dançar? Isso tudo faz com que você descarte “aquela” música que você adora, mas que é super fumada e faria todo mundo dormir no meio de uma apresentação de rock (viu, Evandro? rs).
- As que já estamos tocando;
- As que estamos aprendendo a tocar;
- As que já decidimos que queremos aprender no futuro;
- As que ainda estão somente sugeridas (ainda não decidimos se vamos tocá-las ou não);
- As que gostaríamos de tocar, mas não temos habilidade ainda (rs);
- As sugeridas que analisamos e decidimos não tocar.
É legal ter uma lista das músicas excluídas e o motivo porque no futuro você pode pensar de novo naquela música e esquecer que já decidiram que não era legal. ; ] Mesmo com a planilha, é bom se encontrar de vez em quando para dar uma revisada geral nas sugestões e alinhar tudo direitinho.
Mais uma vez, o crédito por toda essa parte organizacional é do Cesar, que já tinha experiência em tocar em banda =].
Quanto à freqüencia de ensaio, isso também tem que ser discutido com todo mundo, óbvio. No nosso caso, até agora estávamos ensaiando quando dava, mas isso acaba resultando em ficarmos uns períodos sem conseguirmos nos encontrar. Tentaremos deixar algo mais definitivo (tipo o 1º e 3º sábados de todo mês), para não marcamos compromissos antes de marcarmos o ensaio.
Acho que é isso que me vem à cabeça por enquanto!
Alguém aí também participa ou participou de um grupo musical?
Até a próxima!
PS: Para quem não entende a brincadeira do título, aqui vai a referência: um clipe muito “dafuq” e engraçado XD
Pra pensar que quem tem TOC é outra pessoa que não você na banda, é porque o cara tem TOC mesmo! <3
CurtirCurtir
Pois é! Que bom que posso ser usada como padrão de alta loucura XD
CurtirCurtir