I wanna rock! – Organização

(Bem-vindo! Novo por aqui? Clique em “Sobre o blog” aí em cima e divirta-se! ^^)

Oi gente!

Essa semana está um inferno, então não tá dando pra fazer nada de divertido XP Por isso, resolvi fazer um post “só de blá blá blá” hahaha! Não quero dizer que o post não serve pra nada, é só que eu não tenho que fazer algum trabalho (costurar, pintar as unhas, etc) para ter assunto pra postar.

Vou então falar mais um pouquinho sobre a banda. Essa parte é meio chatinha, mas organização é muito importante para conseguir manter um grupo seja lá do que for. Então aqui vai como a The Rock Experiment tem se organizado, para vocês terem ideias =].

Tudo fica muito mais fácil se você tem uma pessoa com TOC (muito TOC! rs) no grupo, como nós temos o Cesar (baterista). Ninguém acredita quando eu digo que o baterista é o mais organizado, por que será? XD

A primeira coisa a fazer é sentar com todos os integrantes e decidir o objetivo da banda. É só tocar entre si? É apresentar, mas só pros amiguinhos e familiares? Ou é apresentar para um público? É pra ganhar dinheiro (espero que não seja hahahaha)?

Se você vai se apresentar para um público de pessoas desconhecidas, não dá para só sair tocando músicas que simplesmente dão na telha. É claro que tem você pode treinar músicas só pela graça, mas você tem que montar uma set list (uma lista de músicas) que siga algum estilo musical, ou pelo menos “combinem”, ou estejam em uma ordem que faça algum sentido. Você também tem que pensar no seu tipo de público, o que acarreta no tipo de show. É animadinho, é pesadão, é parado, é pra dançar? Isso tudo faz com que você descarte “aquela” música que você adora, mas que é super fumada e faria todo mundo dormir no meio de uma apresentação de rock (viu, Evandro? rs).

Nós nos organizamos assim: temos uma planilha no Google na qual aparecem as músicas que estamos tocando e sugestões de músicas que gostaríamos de tocar (cada integrante pode adicionar músicas na lista de sugestões, quando quiser). Nas músicas que estamos tocando, colocamos as informações como intérprete, gênero e bpm (bom para o baterista e para quando você decide mudar o ritmo da música original), uma porcentagem de quão bem a música está saindo (bom para ver em qual é melhor investir mais tempo) e o tom (muitas vezes você muda o tom, principalmente por causa do vocalista, e é bom deixar claro para todos qual será usado!). Também temos uma coluna para cada integrante deixar comentários sobre as músicas sugeridas pelos demais. Assim, dividimos as músicas em 6 grupos:
  1. As que já estamos tocando;
  2. As que estamos aprendendo a tocar;
  3. As que já decidimos que queremos aprender no futuro;
  4. As que ainda estão somente sugeridas (ainda não decidimos se vamos tocá-las ou não);
  5. As que gostaríamos de tocar, mas não temos habilidade ainda (rs);
  6. As sugeridas que analisamos e decidimos não tocar.

É legal ter uma lista das músicas excluídas e o motivo porque no futuro você pode pensar de novo naquela música e esquecer que já decidiram que não era legal. ; ] Mesmo com a planilha, é bom se encontrar de vez em quando para dar uma revisada geral nas sugestões e alinhar tudo direitinho.

Mais uma vez, o crédito por toda essa parte organizacional é do Cesar, que já tinha experiência em tocar em banda =].

Quanto à freqüencia de ensaio, isso também tem que ser discutido com todo mundo, óbvio. No nosso caso, até agora estávamos ensaiando quando dava, mas isso acaba resultando em ficarmos uns períodos sem conseguirmos nos encontrar. Tentaremos deixar algo mais definitivo (tipo o 1º e 3º sábados de todo mês), para não marcamos compromissos antes de marcarmos o ensaio.

Acho que é isso que me vem à cabeça por enquanto!
Alguém aí também participa ou participou de um grupo musical?

Até a próxima!

PS: Para quem não entende a brincadeira do título, aqui vai a referência: um clipe muito “dafuq” e engraçado XD

Anúncios

2 ideias sobre “I wanna rock! – Organização

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s